fonte: da redação
Uma equipe de fiscais da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), esteve essa semana no Hemocentro Regional de Floriano, para inspecionar o local e verificou um avanço considerável do serviço destinado à população. A inspeção acontece anualmente.
O Hemocentro de Floriano atende toda a região sul do estado. Na inspeção realizada pela Divisa, a equipe constatou melhorias do serviço e o aumento de doações e transfusões, bem como a melhoria da logística de transporte dos hemocomponentes para atendimento das agências transfusionais e hospitais públicos e privados.
As fiscalizações e orientações realizadas pela Divisa, contribuem diretamente para a melhoria dos serviços de saúde do Piauí, pois a partir do relatório emitido pelo órgão após as inspeções, os serviços implementam e corrigem os processos de trabalho.
“Além disso, a Divisa faz o monitoramento por meio da supervisão das evidências que são encaminhadas pelo serviço durante todo o ano”, acrescentou a coordenadora de sangue, células, tecidos e órgãos da Divisa, Maria Veloso.
Durante as inspeções são verificados a estrutura física, equipamentos, processos de trabalho, documentos, capacitações dos profissionais, condições de saúde do trabalhador, gestão da qualidade, entre outros itens.
Na assistência oferecida pela Divisa aos hemocentros, o órgão disponibiliza a toda Hemorrede do Estado, o roteiro de inspeção padronizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e utilizado no momento das fiscalizações, para que os serviços realizem também sua autoinspeção.