Um dos segmentos que teve queda nas vendas de produtos, após a chegada da pandemia da Covid 19, foi o artesanato produzido no Polo Cerâmico do Poti Velho, localizado na zona norte de Teresina. Com a flexibilização das medidas de segurança para combater a doença, os artesãos destacam o crescimento nas vendas das peças e esperam que o período de férias aqueça mais ainda o setor.
“Graças a Deus aos poucos estamos superando. A gente vai vendo também que nosso público, nossos clientes estão voltando normalmente. O próprio turista também que tinha se afastado nesses dois anos, tanto aquele turista que vem com grupo pequeno, com família, mas aquele turista também que já vem de ônibus, de outros estados, principalmente aqui do Nordeste”, destaca Raimunda Teixeira, da Cooperativa de Artesanato do Poti Velho.
Antônia Chaves trabalha com artesanato há 15 anos, ela espera que neste mês todos os artesãos consigam bater suas metas de vendas. “A gente está conseguindo fazer novas peças e chamando a clientela com novidades. Criamos várias peças depois da pandemia, participamos do curso e fizemos mudança de peças, para chamar mais o cliente”, revela.
O polo cerâmico conta com mais de 280 famílias envolvidas na produção das peças de artesanato que já fazem parte da identidade cultural do Piauí. São diversos os produtos que retratam a pesca, religiosidade, lendas como a do Cabeça de Cuia e outras histórias nordestinas.
O polo também é bastante procurado por turistas como é o caso da Tatiana, que veio do Rio de Janeiro e da Terezinha que mora em São Luís, mas sempre vem ao polo garantir as peças da sua preferência.
“Estou achando assim um comércio bem legal, uma coisa bem regional. Coisa que a gente não tem lá no Rio de Janeiro, então a as obras de arte aqui são bem bacanas, tô adorando”, diz Tattiane Benzy.
“Eu acho fantástico, eu acho muito bonito o trabalho e tem muito tempo que eu não venho aqui no polo. Eu venho sempre na casa da minha mãe e encontro muitas novidades, as cerâmicas são muito bonitos. Eu gosto muito do trabalho deles aqui”, finaliza Terezinha Moreira.
Clique aqui e confira o vídeo
Fonte: TV Antares
Adaptada por Hélder Rocha