Links maliciosos, sequestro de dados pessoais e invasão de programas de código aberto estão entre as maiores ameaças à cibersegurança neste ano. Com os avanços do Pix, golpes ligados a essa modalidade de pagamento também estão no alvo dos bandidos.
A empresa de cibersegurança Kaspersky alerta que é preciso ficar atento na hora de usar a internet e nunca fazer download de aplicativos fora das lojas oficiais, nem aceitar promoções “boas demais”. Eles também recomendam utilizar um bom sistema de antivírus para ficar bem longe dos golpistas.
Golpes aumentaram
Em 2023, golpes financeiros online aumentaram 32% no Brasil, segundo levantamento da Kaspersky.
Além das violações envolvendo Pix, os criminosos também estão sequestrando dados de clientes e pedindo recompensas.
Golpes como esses devem continuar em 2024, mas é bem possível se proteger deles. Nada de clicar em links desconhecidos, baixar programas não verificados e aceitar promoções de sites ilegais.
golpes, como se proteger
Para 2024 existe uma tendência de aumento dos ataques que usam brechas de segurança.
Para combater essa ação é importante sempre estar com atualizações de sistemas e contas online em dia. Além de ter muita cautela com as mensagens suspeitas.
Confira agora as principais ameaças financeiras virtuais previstas para 2024 e como evitar cada uma delas!
- Golpe com IA: o uso da inteligência artificial tem impulsionado novos ataques cibernéticos. Além das clonagens realistas de voz para fingir sequestros, os criminosos estão usando vídeos fraudulentos para vender produtos inexistentes. Para evitar cair em armadilhas como essas, a empresa aconselha ter cautela com e-mails e mensagens de fontes desconhecidas, além de nunca clicar em links ou abrir anexos suspeitos e verificar sempre a legitimidade dos sites que está visitando.
- Golpes do Pix: os golpes no Pix também estão avançando. A expectativa da empresa é que novos malwares bancários possam surgir, principalmente vírus para celulares. Para se proteger dessa ameaça, a Kaspersky recomenda estar em dia com os antivírus nos celulares e ficar de olho quando for baixar aplicativos. Nunca baixe aplicativos fora das lojas oficiais PlayStore e iOS.
- Golpe com programas de código aberto: criminosos exploram cada vez mais a vulnerabilidade em programas de código aberto. Nesses softwares, o código-fonte fica disponível para o público, o que permite que vários desenvolvedores contribuam para aprimorar o sistema. Infelizmente, criminosos se aproveitam da prática para explorar falhas de segurança. Para se proteger, verifique regularmente as vulnerabilidades em sistemas e contas online, além de utilizar apenas softwares confiáveis que adotem atualizações de segurança no dispositivos.
- Sequestro de dados: ataques de ransomware também devem crescer. Esse é o tipo de golpe onde criminosos roubam dados do sistema e exigem dinheiro para devolvê-los. Diante desse cenário, é aconselhável sempre realizar cópias de seguranças dos dados e manter os dispositivos móveis sempre atualizados. Isso pode evitar que os criminosos encontrem brechas nos sistemas.
- Golpes contra dispositivos e serviços mal configurados: quando celulares e computadores não são configurados de maneira correta, eles se tornam alvos fáceis para criminosos. Isso se dá porque configurações incorretas podem gerar brechas de segurança nos aparelhos. Para se proteger, esteja sempre com as melhores configurações para o seu dispositivos, deixe o firewall ativo e use a autenticação de dois fatores, que adiciona uma camada extra de segurança.
Com informações de Tech Tudo