O processo eleitoral para a reitoria e vice-reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), referente ao quadriênio 2024-2028, acontecerá no final de abril. Entre os nomes já anunciados para a disputa, estão o de Lívia Nery, como pré-candidata a Reitora, e Welter Cantanhêde, como pré-candidato a Vice-Reitor. A indicação desses nomes é iniciativa de um movimento independente da atual gestão da UFPI, encampado por docentes, estudantes, técnicas/os administrativas/os, diretoras/es de diferentes unidades de ensino da UFPI, sob o argumento de que o futuro da universidade depende de renovação e inovação dos processos de gestão.
Livia Nery é mestra em Educação pela UFPI, Doutora em Ciências da Comunicação/Unisinos e professora do PPGCOM/UFPI. Ela, que é formada em Letras/Inglês, possui 14 anos de atuação em escolas públicas e privadas de Teresina. Desde 2008 é servidora da UFPI, inicialmente lotada no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros/Picos. Em 2009, foi aprovada em concurso para o CEAD/UFPI. Foi coordenadora dos cursos de Letras-Português em Picos e de Letras-Inglês do CEAD. Atualmente é Diretoria do CEAD, Coordenadora Institucional da Universidade Aberta do Brasil na UFPI e de dois grandes Programas de Formação Continuada de Profissionais da Educação promovido pelo MEC com abrangência nacional.
Sempre atuante, a ufpiana trouxe mais de 70 milhões de reais em recursos para obras, custeio e equipamentos destinados ao implemento de projetos em educação e cultura. Suas pesquisas são nas áreas de juventudes, mídias e discurso.
Com Pós-Doutorado em Química Supramolecular e Nanociência, Welter Cantanhêde engrandece a chapa com sua expertise em coordenadorias e chefias. Foi Coordenador de Programas Stricto Sensu da Pró-reitoria de Ensino de Pós-Graduação (2017-2020), Chefe do Departamento de Química (2016-2017) e Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Química (Biênios: 2010-2012 e 2012-2014). Foi assessor do Prêmio Tese da CAPES (2021) e membro da Avaliação Quadrienal(2017-2020). Formou 16 (dezesseis) Mestres, 05 (cinco) Doutores e dezenas de alunos de Iniciação Científica na área de Nanociência na UFPI.
Processo eleitoral
Esta é a primeira eleição para a reitoria da universidade na atual gestão do presidente Lula (PT). Para a escolha da nova reitora ou reitor, inicialmente ocorreu a aprovação da data, definição da comissão eleitoral e das regras do processo. Após essa fase, ocorrerá a realização da consulta à comunidade acadêmica e em seguida serão feitas as inscrições dos candidatos que disputarão as vagas na lista tríplice, no CONSUN (colégio eleitoral).
A lista deve ser enviada ao Ministério da Educação (MEC) para apreciação e escolha do Presidente da República.