Da Redação
O Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade (Nuti) está com as inscrições abertas para o público da terceira idade que deseja praticar exercícios físicos para um envelhecimento mais saudável.
O Nuti é um projeto de extensão que realiza atividades físicas para pessoas a partir de 60 anos de idade, buscando proporcionar saúde e melhor qualidade de vida aos idosos, com o devido acompanhamento médico e também de um profissional de Educação Física.
A discente Gerciane Vaz é uma das educadoras físicas do projeto e realiza aulas, como atividades funcionais sênior (uma proposta de treinamento físico geral para o condicionamento físico de idosos), dança, circuitos, ginástica, atividades cognitivas e sociais.
“Os novos alunos encontrarão qualidade de vida, melhora na execução de atividades diárias e na saúde do corpo e mente, socialização, diversão, sorrisos, abraços, carinho, respeito e muito movimento”, afirma Gerciane.
Para o público dessa idade é necessário sempre o acompanhamento médico para atentar quanto à saúde deles durante as atividades. Por isso, os estagiários do curso de medicina fazem regularmente o monitoramento, como avaliação da pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória e também estão preparados para caso haja algum imprevisto como acidentes.
Samuel Rosmann, aluno do 6º período do curso de Medicina, é um dos estagiários responsáveis por esse zelo dos idosos e ele também leciona diversos tópicos de doenças que podem causar preocupação nos idosos .
“Na última atividade de promoção em saúde, tivemos uma roda de conversa sobre dislipidemias, uma condição que gera inúmeros reflexos e que pode afetar a integridade dos vasos sanguíneos podendo desencadear diversas doenças como o Infarto Agudo do Miocárdio em casos mais avançados”, explica Samuel.
As inscrições do Nuti são ilimitadas e os interessados devem procurar a Coordenação da Unati/Nuti, das 8h às 12h, de segunda a sexta, no Campus Poeta Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí-Uespi, com documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência) e atestado médico comprovando que o(a) aluno(a) está apto(a) a fazer atividades físicas.