
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), torna público o edital para a seleção de bolsistas do Programa de Auxílio Alimentação Estudantil. O objetivo do benefício de assistência estudantil é oferecer suporte a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, garantindo a possibilidade de realizar, ao menos, uma refeição diária. Com isso, busca-se contribuir para a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes, além de combater a evasão.
O processo seletivo será coordenado pela PREX/UESPI, por meio do Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários (DAEC), com o apoio do Setor de Assistência ao Estudante (SAE).
O auxílio alimentação estudantil, na modalidade de auxílio pecuniário, consistirá em um pagamento mensal no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), podendo ser ajustado conforme o orçamento da PREX/UESPI. Este benefício destina-se à alimentação diária dos alunos e poderá ser acumulado com outras modalidades de auxílios, bolsas ou programas de ensino, pesquisa e extensão oferecidos pela Uespi.
Serão disponibilizadas 500 novas vagas, além de 260 vagas remanescentes, totalizando 760 vagas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu.
Estimativa de vagas por campus:
- Campus Dom José Vasquez Dias, Bom Jesus: 13
- Campus Heróis do Jenipapo, Campo Maior: 27
- Campus Dep. Jesualdo Cavalcanti, Corrente: 30
- Campus Dra. Josefina Demes, Floriano: 53
- Campus Possidônio Queiroz, Oeiras: 26
- Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, Parnaíba: 77
- Campus Prof. Barros Araújo, Picos: 54
- Campus Prof. Antônio Giovani Alves de Sousa, Piripiri: 33
- Campus Prof. Ariston Dias Lima, São Raimundo Nonato: 14
- Campus Clóvis Moura, Teresina: 73
- Campus Poeta Torquato Neto, Teresina: 313
- Campus Cerrado de Alto Parnaíba, Uruçuí: 17
Estimativa de vagas para cursos de pós-graduação:
- Campus Poeta Torquato Neto, Teresina: 30 vagas.
As inscrições deverão ser realizadas no período de 10 a 21 de março de 2025. Os interessados devem enviar a documentação digitalizada (preenchida manualmente e escaneada ou preenchida digitalmente com inserção de assinatura digital), conforme as orientações deste Edital, por meio de formulário eletrônico disponibilizado no SIGAA.