O Tribunal de Justiça do Piauí realizou, ontem, duas oficinas de empreendedorismo direcionadas aos públicos feminino e masculino da Penitenciária Mista de Parnaíba. A atividade faz parte do projeto Progressos: Estratégia com Empreendimento, uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), a Secretaria de Justiça do Estado do Piauí (Sejus) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Piauí (Sebrae).
As oficinas, com o tema Como Empreender, foram ministradas pela administradora e facilitadora do Sebrae, Bruna Luísa, e abordou conteúdos direcionados para a promoção da visão estratégica e o desenvolvimento de competências de planejamento estratégico a médio e longo prazo.
“Nosso objetivo é difundir a cultura empreendedora para grupos vulneráveis, dentre eles pessoas em situação de privação de liberdade e egressos do sistema penitenciário piauiense, proporcionando meios para a efetiva reinserção social e evitando a reincidência no cometimento de crimes e o retorno ao sistema prisional”, explica Alessandra Barros, coordenadora do Setor de Serviço Social da Penitenciária Mista de Parnaíba
O projeto Progressos: Estratégia com Empreendimento foi criado por meio de Acordo de Cooperação Técnica Interinstitucional, idealizado pelo Tribunal de Justiça do Piauí, em parceria com a Sejus e o Sebrae, e promove cursos e capacitações para detentos egressos do sistema penitenciário, apenados e pessoas que cumprem medidas alternativas. Conta ainda com o apoio do Programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça e Pnud.