No mês de setembro, dedicado à prevenção do suicídio, a Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (SUGESQ), do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), reforça a importância do cuidado com a saúde mental. Nesse sentido, realiza a “Caminhada Pela Vida”, que ocorrerá no próximo sábado (23). A chegada ao novo palácio da Justiça deve ocorrer às 6h30 para realização do alongamento com a educadora física Aryel Castelo Branco. O percurso começará a ser feito às 7h.
O médico Laio Santana Passos explica que a prática de atividade física é uma aliada importante na promoção da saúde mental. Segundo ele, quando nos movimentamos, o corpo libera endorfinas, substâncias químicas que nos fazem sentir bem. Além disso, acrescenta o profissional, o exercício ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Isso significa, continua ele, que uma simples caminhada pode aliviar a tensão, melhorar o humor e reduzir a sensação de sobrecarga emocional.
“A ‘Caminha da Pela Vida’ não é apenas uma oportunidade de cuidar da saúde física, mas também uma forma de mostrar solidariedade àqueles que podem estar enfrentando desafios emocionais. Estar presente e participar de eventos comunitários como este pode criar um senso de pertencimento e conexão, fatores essenciais para a saúde mental”, observa Laio Santana Passos.
A entrega das camisas para a caminhada será feita nesta sexta-feira (22), a partir das 13h, na Sugesq, prédio novo do Palácio da Justiça.