Em reunião na manhã desta segunda-feira (31), o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida Sousa, acertou o início do processo para a construção do novo fórum de Luzilândia. Participaram do encontro a prefeita Fernanda Marques, o juiz da comarca Thiago Aleluia, a deputada estadual Janaína Marques, além do Juiz Auxiliar da Presidência, Luís de Moura e de Otávio Nogueira (Superintendente da SENA).
O presidente Hilo de Almeida Sousa assinalou que a gestão atua seguindo o que determina o Conselho Nacional de Justiça e segue alguns critérios importantes quanto à construção de fóruns. “Não é avaliada só a quantidade de processos, mas as condições físicas do prédio atual, se tiver, número de servidores, possibilidade de ampliações, criação de novas Varas. De modo que nossa Engenharia organiza todas estas informações para vermos a viabilidade. Assim, fica nosso compromisso de iniciarmos o processo de construção do fórum. Temos uma equipe que trabalha para sermos resolutivos e isso é fundamental para que possamos atender bem ao jurisdicionado”.
Para a prefeita Fernanda Marques, o resultado da reunião foi positivo e a equipe saiu otimista com a conversa que tiveram no sentido de levar esta obra para a cidade. “Agora vamos seguir os trâmites quanto ao processo de doação do terreno para que o tribunal possa seguir com os próximos passos. Certamente será algo importante para Luzilândia e toda a população”, disse Fernanda Marques, agradecendo o empenho da deputada Janaína Marques.
A parlamentar, na oportunidade, conheceu o projeto Justo Acesso, que unifica os serviços de justiça com outros serviços públicos. “Achamos fundamental este projeto e também gostaríamos de contar com ele em Luzilândia. Me comprometo em destinar uma emenda para a obra e a prefeitura ficaria com a responsabilidade da mobília. Vamos trabalhar para que este projeto seja viabilizado também em nossa cidade”.