Da Redação
A capital piauiense está prestes a mergulhar em um momento inédito para a arte cinematográfica. De 7 a 12 de maio, Teresina será o epicentro de uma semana dedicada aos amantes do cinema, com uma programação repleta de exibições de filmes, masterclasses, seleção de obras e oficinas de qualificação nas áreas de produção e roteiro. O evento acontecerá no Sesc Cajuína e terá entrada gratuita para todos os participantes.
Batizado de THEREcine, este evento surge como um catalisador para fortalecer a presença do Piauí no cenário audiovisual nacional. Com a ascensão do streaming e o constante apetite por novidades. O setor audiovisual tem conquistado cada vez mais espectadores, e o THEREcine surge como um espaço para impulsionar essa arte na região.
Grandes nomes do audiovisual brasileiro marcarão presença em Teresina durante o evento, incluindo, são eles: Simone Spoladore: atriz, diretora, roteirista e produtora brasileira. Elzeman Neves: especialista em narrativas cinematográficas, com enfoque em roteiro de curtas, Ana Abreu: especialista em narrativa documental, Jotagá Crema: roteirista, diretor e professor com experiência em séries para TV e streaming, Ana Pacheco: especialista em estruturação de pilotos de séries e Marcela Lordy: especialista em direção de cinema.
“O THEREcine não é apenas um festival de cinema, mas sim um catalisador para fortalecer a presença do Piauí no cenário audiovisual nacional. Convido a todos vocês para participarem dessa semana memorável e mergulharem de cabeça no universo cinematográfico, que é uma oportunidade perfeita para aprender, se inspirar e vivenciar a magia do cinema em sua plenitude”, afirma o secretário estadual da Cultura, Carlos Anchieta.
A Mostra é uma iniciativa realizada pelo jornalista, escritor e roteirista Rivanildo Feitosa, que atua como diretor artístico e idealizador. Com 25 anos de experiência na comunicação e destacada atuação na roteirização de produtos audiovisuais, Feitosa traz para Teresina uma oportunidade única de imersão no mundo do cinema independente.
“Durante uma semana, vamos exibir quatro filmes por dia em sessões gratuitas e abertas, democratizando o acesso ao cinema independente. Além disso, teremos a participação de diretores e produtores convidados em debates e rodas de conversa, compartilhando histórias e processos de produção cinematográfica”, adianta Rivanildo Feitosa.
O evento tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura – Secult.