Nos próximos dia 06 a 08 de março de 2023, acontecerá em Teresina (PI) o Acampamento Feminista das Mulheres do Campo Unitário. Esse acampamento faz parte da Jornada de Luta das Mulheres que acontece todos os anos no mês de março.
A Jornada de lutas é organizada e idealizada pelas organizações sociais que compõem o Campo Unitário, esse coletivo de diferentes Movimentos e Organizações do campo, das águas e das florestas que atuam nos diversos territórios do Piauí, e alguns inclusive com atuação a nível nacional, que luta contra todas as formas de exploração dos homens e do meio ambiente.
A jornada de luta terá início no próximo dia 06 de março (segunda-feira) e seguirá com uma programação até o dia 8 de março (quarta-feira), data na qual é comemorado mundialmente o dia internacional de luta das mulheres.
O principal público do Acampamento são mulheres ribeirinhas, quilombolas, indígenas, agricultoras, atingidas por barragens e pela mineração, sem terra, mulheres do campo e da cidade, de todos os territórios do Estado do Piauí.
Durante a jornada das mulheres, haverá audiências com diversas secretarias estaduais para a apresentação das pautas de luta, essas pautas são um conjunto de reivindicações e necessidades das mulheres, voltadas para a garantia de direitos específicos para as mulheres, tendo em vista que os números e dados de violência, opressão e falta de segurança e seguridade para as mulheres ainda está longe de serem alcançados.
Por tanto, entre os pontos das pautas reivindicativas, estão ações de enfrentamento à violência contra as mulheres e ao feminicídio no estado do Piauí, garantias de direitos e ações voltadas para saúde, assistência social, educação, agricultura familiar, além da luta pela regularização de terras em territórios de comunidades indígenas e quilombolas.
Com a proposta de escoamento e comercialização da produção da agricultura familiar, durante a jornada haverá a I Feira Feminista da Soberania Alimentar e Economia Solidária, com produtos preferencialmente da produção de mulheres, além de comercialização de peças artesanais fabricados pela mulherada.
Para a garantia de participação das mulheres, o Acampamento contará com o espaço da Ciranda, que as auxiliará com ambiente educativo e de cuidado para as crianças. Educadores populares ficam responsáveis por acompanhar e desenvolver atividades lúdicas pedagógicas, com ações voltadas para os princípios da educação popular primando pela formação política e de participação desde a infância.
A Ciranda é um proposta de suma importância, tendo em visto que o cuidado, bem como as tarefas domésticas, culturalmente recai sobre as mulheres, o que, geralmente, impede a partição em espaços como esse, de atuação política e de luta por seus próprios direitos.
O Acampamento Feminista das Mulheres do Campo Unitário acontecerá na Casa dos Movimentos Sociais, localizado no bairro Primavera, em Teresina, e marca também a inauguração desse importante espaço de comercialização de produtos da agricultura familiar.
Com informações da ASCOM