Da Redação
A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) divulgou novos dados de covid-19 na capital piauiense. De acordo com o novo relatório, Teresina registrou um aumento de 34% de casos positivos na segunda semana epidemiológica de 2024, que abrange os dias 7 a 13 deste ano. De acordo com a análise da FMS, o número reflete um aumento da procura pela testagem e da ampliação da disponibilidade de testes para a população na rede de saúde do município.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, foi registrado um aumento na demanda por testagem antígeno em 27%, sendo realizados nesta semana 1122 testes. A demanda por testagem RT-PCR também aumentou em 17% quando comparada com a semana anterior, estando a taxa de positividade em 33% das amostras analisadas. “Diante disso, vemos um cenário de estabilidade para a COVID-19 em Teresina, pois o aumento da positividade se dá em função do aumento dos testes realizados”, diz.
Dados da FMS mostram que na última segunda-feira (15), 20 pacientes estavam internados na rede hospitalar de Teresina. “Este número engloba tanto os pacientes internados por COVID-19 quanto aqueles com outras enfermidades que positivaram para a doença”, explica Walfrido Salmito. Este número representa um decréscimo de 39% quando comparado com o mesmo momento da semana epidemiológica anterior.
A FMS monitora diariamente os indicadores da COVID-19 no município por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Municipal (CIEVS-Teresina). Esse monitoramento inclui o número de casos suspeitos e confirmados, a demanda por testes diagnósticos e sua positividade (antígeno e RT-PCR), o número de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e a quantidade de pacientes hospitalizados na rede com teste positivo para SARS-CoV-2, a quantidade de pacientes no sistema de regulação de leitos à espera de vaga em leitos destinados à assistência de pacientes com COVID-19, a taxa de transmissão da doença (R0), a ocorrência de óbitos e as coberturas vacinais atingidas na cidade.
A Fundação ressaltou que todo o planejamento de funcionamento da rede pública municipal de saúde para atender casos de COVID-19 em Teresina é realizado tendo como base os parâmetros relacionados acima, reavaliados diariamente para ajustes, conforme as necessidades do município. Atualmente, a dose de vacina bivalente é disponibilizada em todas as unidades básicas de saúde distribuídas pelas zonas urbana e rural da cidade, incluindo um posto de vacinação localizado no Teresina Shopping (edifício garagem – estacionamento G3), que funciona de segunda a sexta, das 10 às 20 horas).