Da Redação, com informações da PMT
Aconteceu nessa quinta-feira, 11, a abertura da IV Conferência Municipal de Políticas Para as Mulheres de Teresina, no auditório do SEBRAE. A conferência vai até esta sexta-feira e é organizada pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres da Teresina (SMPM).
O evento é um espaço de diálogo e conexão entre a sociedade e os gestores de políticas públicas voltadas para as mulheres. Além de promover a democracia, incentivar a participação da população nas tomadas de decisões e construção da administração pública.
Em 2022, o tema é voltado para “Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”. Conselheiras que fazem parte do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres de Teresina, representantes de órgãos, movimentos, autônomas e a sociedade em geral.
Para a secretária da SMPM, Gabriela Rodrigues, a conferência é um espaço onde são discutidas as políticas públicas para as mulheres para que as propostas sejam apresentadas e aprovadas no âmbito estadual e nacional.
“A conferência é onde discutimos as políticas públicas voltadas para as mulheres para que possamos avançar na garantia de nossos direitos. Atualmente, vivemos numa sociedade ainda machista e com grandes índices de violências contra a mulher, mas já avançamos muito, momento como este é muito importante onde reúne órgãos, intuições e a sociedade em geral, na realização de propostas, projetos para garantia de nossos direitos”, destaca Gabriela Rodrigues.
Durante o evento, serão debatidos temas envolvendo a inclusão da mulher e o enfrentamento a violência doméstica.
O debate será dividido por três eixos, são eles:
Eixo 1
A Política para as Mulheres: Avanços e Desafios e o Papel do Estado na Gestão de Políticas para Mulheres.
Eixo 2
O Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: Propostas de Estrutura, Inter-relação, Instrumentos de Gestão, Recursos, Políticas Nacionais de Formação, Estratégias de Institucionalização, Regulamentação e Implementação do Sistema.
Eixo 3
Políticas Públicas Temáticas para Mulheres: Avanços, Desafios e Enfrentamento às Violências, Saúde Integral, Trabalho, Autonomia Econômica, Participação nos Espaços de Poder e Decisão, Educação para Igualdade e Diversidade.
As inscrições seguem abertas e podem ser feitas até o dia do evento.