Da Redação
O Aeroporto de Teresina passou a contar, desde esta segunda-feira (30), com voo direto na rota de Teresina ao Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (THE-CNF). O voo inaugural chegou às 15h50 e retornou à capital mineira às 16h25, e teve receptivo realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), em parceria com Fundação Monsenhor Chaves (FMC), que disponibilizou parte da Orquestra Sanfônica para receber os primeiros passageiros. Na oportunidade, também foram distribuídos materiais informativos sobre a capital.
A técnica de enfermagem, Thais Santos, natural de Belo Horizonte afirmou que essa nova conexão Belo Horizonte direto a Teresina vai facilitar a vida de muita gente, inclusive a sua, que visita à capital piauiense uma vez por ano.
“Venho a Teresina uma vez por ano visitar meus avós e toda vez tinha que fazer conexões em outros lugares, o que era bastante cansativo e essa foi a primeira vez que consegui um voo direto. Amo Teresina, amo o calor dessa cidade, e chegar aqui ainda ser recepcionado dessa forma, com forró e muita alegria não tem coisa melhor”, garantiu Thais.
A fisioterapeuta pélvica e sexóloga, Madalena Carcará, natural de Teresina também retornou para a cidade no voo inaugural da azul.
“Fui para Belo Horizonte realizar uma palestra. Na ida tive conexões, mas o retorno foi tranquilo e cômodo, pois foi direto de uma cidade a outra. Essa é uma excelente alternativa para as pessoas que precisam se deslocar de Teresina para Belo Horizonte ou vice-versa, seja a trabalho ou à passeio”, afirmou.
Pesquisas realizadas pela Coordenação de Turismo da SEMDEC indicaram que o fluxo turístico para Teresina, originado em Minas Gerais, vem crescendo desde 2019, quando alcançou 4,5%, saltando para 5,6% em 2020 e 6,9% em 2022, sendo superado apenas por São Paulo, com 26,4%, e Ceará e Rio de Janeiro, ambos com 12,0%.
Segundo o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros, a tendência com a chegada dessa nova linha é o crescimento do fluxo turístico entre as duas cidades.
“Belo Horizonte é um grande centro de conexão aérea para diversas partes do Brasil e do exterior, o que vai facilitar muito o escoamento do fluxo que partirá de Teresina. Por outro lado, teremos a oportunidade de mostrar aos mineiros as potencialidades de Teresina, como cidade de negócios, eventos e saúde, facilitando a injeção de moeda nova na economia local com o aumento do fluxo”, pontuou o coordenador.