Da Redação
Com a implantação da Central de Processos Eletrônicos do 1º Grau-CPE1Grau nas Varas dos Feitos da Fazenda Pública da comarca de Teresina, as baixas processuais acontecerão de forma mais rápida. É o que afirma o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio José Passos Galvão.
Inicialmente, a CPE1Grau estava funcionando apenas nas Varas de Família da capital. A unidade reúne competências e servidores para atuar nos processos do primeiro grau de jurisdição.
“Através da CPE1Grau, teremos a padronização dos atos judiciais em relação a despachos, expedientes e ainda teremos a celeridade jurisdicional em todo o Piauí”, pontuou o corregedor-geral da Justiça durante o lançamento da nova ferramenta automatizada para acompanhamento dos processos de todas as unidades judiciárias do 1º grau de jurisdição do Piauí.
Durante esta semana, as equipes da CPE e das 3º e 4ª Varas da Fazenda Pública da comarca de Teresina discutiram sobre o início dos trabalhos. Para o assessor da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, Rômulo Portela, será um desafio estreitar o fluxo processual das execuções fiscais, bem como a padronização de algumas movimentações pelas duas varas especializadas da Fazenda Pública.
“Um desafio aceito e com muita vontade de ampliar os caminhos da justiça. Certamente será um trabalho com frutos produtivos para o jurisdicionado, tendo em vista que o tempo de tramitação de um processo vai diminuir”, observou o servidor.
Para o membro da Central de Processos Eletrônicos do 1º Grau-CPE1Grau, Anderson Pinto, a metodologia utilizada na CPE modificará o modo de fazer justiça: “O Piauí entra em um novo patamar quando o assunto é celeridade processual. Com a instalação da CPE nas comarcas, reduziremos o tempo de tramitação processual e ainda vamos diminuir a taxa de congestionamento dos atos”, concluiu.
Com informações da Ascom TJ-PI