A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí (Seplan), e da Superintendência de Monitoramento Estratégico (Sume), divulgou, nesta terça-feira (22), a lista provisória dos artesãos e entidades selecionadas para participar do Projeto Galeria Nômade Piauiense.
O objetivo é fomentar e fortalecer o desenvolvimento do setor artesanal piauiense em diferentes órgãos públicos do estado do Piauí.
A seleção foi realizada com base em critérios previamente estabelecidos no edital, incluindo a análise da documentação e a verificação do cumprimento das normas de participação. Além disso, foram considerados aspectos referentes à cultura popular, criatividade e inovação nos produtos apresentados.
A comissão de avaliação do projeto recebeu um total de 24 inscritos, todos de artesãos com experiência na produção de peças que representam a cultura popular do Piauí. Após a análise, obedecendo às diretrizes estabelecidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), na Portaria nº1. 007 SEI de 11 de junho de 2018, foram pré-selecionados 10 artesãos, sendo das seguintes tipologias: arte santeira, bordado, ourivesaria com opalas, biojoias, tecelagem, cerâmica e diversos.
Os participantes interessados podem encaminhar a solicitação de recurso até o dia 24 de outubro, presencialmente na Sudarpi, na Coordenação de Cursos e Eventos, localizada na Rua Paissandú, das 08h às 13h. Ou de forma on-line, encaminhando o ANEXO VIII para o e-mail edital.sudarpi@gmail.com.
Após julgamento dos recursos apresentados, será divulgada a lista definitiva no dia 30 de outubro de 2024, contendo os nomes dos classificados, por ordem de pontuação.
Galeria Nômade Piauiense
O programa será executado no hall da Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí (Seplan), de 12 de novembro a 6 de dezembro de 2024, e visa revitalizar os órgãos públicos através da valorização da arte local, além de promover a comercialização para incentivar a promoção do artesanato na região, sendo futuramente ampliado para outras secretarias.
Fonte: da redação