Da Redação
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), divulgou edital para seleção de artesãos piauienses interessados em participar da 1ª Mostra de Arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo – Casacor Piauí. O evento será realizado de 16 de maio a 30 de junho, em uma espaço residencial localizado Av. Zequinha Freire, 225, zona leste de Teresina.
Conforme o edital, serão disponibilizadas 12 vagas para artesãos individuais e quatro vagas destinadas para cadastro de reserva. As peças artesanais selecionadas irão ocupar um espaço de 44 m², onde será realizado a divulgação e comercialização desses produtos, por meio do espaço Casa do Artesão Design Mestre Albertino. A logística de transporte, montagem e comercialização é de inteira responsabilidade da equipe organizadora do espaço.
De acordo com o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, a Casa do Artesão Design Mestre Albertino que estará presente na Casacor Piauí, tem a missão de apresentar ao grande público nacional e internacional o melhor da produção artesanal piauiense e revelar um universo de potencialidades que vão além da estética. “Esse é um pontapé inicial para trabalharmos ainda mais o desenvolvimento socioeconômico dos artesãos e consolidar o artesanato enquanto setor econômico. Vamos impulsionar e enaltecer os artesãos piauienses através da comercialização dos seus produtos com as mais variadas tipologias para o grande público deste evento”, destaca o gestor.
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 17 a 19 de abril, por meio do formulário online disponibilizado no site www.artesanatopiauiense.pi.gov e nas redes sociais @artesanatopiauiense. Ou presencialmente na Sudarpi, na Central de Artesanato Mestre Dezinho, localizada na rua Paissandu, das 8h às 12h, apresentando todos os documentos exigidos no edital.
Da seleção, poderá participar o artesão individual com idade mínima de 18 anos completos na data da inscrição; possuir cadastro no Sistema de Informações do Artesanato Brasileiro (Sicab) e Carteira Nacional do Artesão dentro do prazo de validade. Para a seleção das peças inscritas, serão levadas em consideração os critérios estabelecidos pelo PAB na portaria nº 1.007-SEI, de 11 de julho de 2018, assim como critérios de originalidade, qualidade técnica e representatividade cultural, bem como, os dados constantes no formulário. O resultado final será divulgado no dia 22 de abril.
Confira o edital: Chamameto público Casacor Piauí
Casa do Artesão Design Mestre Albertino promove curadoria de peças artesanais piauienses
Uma das primeiras ações que o projeto Casa do Artesão Design Mestre Albertino abraça é a participação na Mostra Casacor Piauí. O objetivo do projeto é realizar a curadoria de peças artesanais piauienses.
O artesanato do Estado do Piauí é bastante diversificado e possui uma variedade de técnicas de produção artesanal, que combinam um conjunto de habilidades e procedimentos. Pensando nisso, a Sudarpi desenvolveu um projeto de curadoria para ampliar o desenvolvimento comercial e consolidar este ofício enquanto setor econômico.
De acordo com o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, um dos intuitos do projeto é desenvolver ações de valorização e fortalecimento dos artesãos. “Ao lançar a Casa do Artesão Design Mestre Albertino criamos uma referência ímpar na curadoria, comercialização e divulgação dos produtos artesanais, proporcionando aos artesãos um ambiente propício para expandir seus negócios. Além disso, buscamos consolidar o artesanato enquanto setor socioeconômico, preservando as características da cultura e da identidade piauiense”, destaca.
A iniciativa leva o nome do artesão Mestre Albertino, por reconhecer e celebrar sua contribuição significativa para o artesanato piauiense através do seu legado na Arte Santeira. Além de ser uma forma de honrar sua memória, destaca a qualidade e a autenticidade do seu trabalho que hoje serve de inspiração para os artesãos e apreciadores da arte.
Segundo a gerente da Casa do Artesão Design Mestre Albertino, Juliana Galvão, esse projeto é uma etapa importante para transformar o artesanato piauiense em uma vitrine nacional. “Através da curadoria especializada podemos incentivar, valorizar e divulgar as peças artesanais que foram produzidas com técnicas e habilidades. Além disso, contamos uma história que representa nossa cultura, nossa identidade e agregamos valor econômico a isso”, destaca a gestora.