
O Programa Startup Piauí, desenvolvido pela Investe Piauí, já acelerou 287 startups, impulsionando o ecossistema de inovação no estado. Baseado na metodologia do Empreendedor Disciplinado, do MIT, o programa oferece suporte técnico, mentorias especializadas, materiais de estudo e um ambiente estruturado para networking, com espaço para reuniões e coworking no Hub Investe Piauí.
Os impactos da iniciativa são expressivos: as startups aceleradas registraram um faturamento superior a R$ 112 milhões nos últimos 12 meses e foram responsáveis pela criação de 838 postos de trabalho. Além disso, o programa tem promovido maior diversidade na liderança, com 35% das startups participantes contando com mulheres em cargos de gestão – percentual superior à média nacional de 17%, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups, 2023).
Dário Brito, CTO da Higia Health Technology, destaca o impacto da aceleração no crescimento da empresa, que desenvolve soluções tecnológicas para a área da saúde e já atende quase 200 instituições públicas e privadas em 15 estados brasileiros. “O programa de aceleração foi fundamental para o amadurecimento da empresa como um todo. Ele nos ajudou a estruturar o departamento comercial, o marketing, o plano de negócios e diversas outras áreas essenciais para o nosso crescimento”, afirmou.
As empresas atendidas pelo programa estão distribuídas em 29 mercados e já impactaram diretamente 24 municípios do Piauí. Atualmente, 266 startups aceleradas estão no estado, sendo 199 em Teresina. Além disso, o programa também atende 21 startups de outros estados e uma do exterior.
A gestora da Startup Piauí, Luciana Tsukada, ressalta como a iniciativa tem fortalecido o ecossistema de inovação no estado. “A Investe Piauí contribui para o crescimento de novas startups através da realização do Programa Startup Piauí e também com a atuação do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT). Com iniciativas que fomentam o ecossistema e promovem conexões estratégicas entre seus principais atores, temos alcançado resultados positivos no desenvolvimento dos negócios no estado”, afirmou.