fonte: da redação
As socioeducandas do Centro Educacional Feminino (Cef), da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), têm participado constantemente de atividades com o objetivo de trabalhar áreas como saúde, arte, integração social, dentre outras. As ações são propostas e avaliadas durante as reuniões para planejamento da programação mensal, com coordenação e agentes socioeducativos.
Dentro do projeto “Projeto Cine CEF”, já no mês de janeiro, as internas assistiram à comédia romântica “Ao Seu Lado”. A agente socioeducativa Horlene Moreira explica que a atividade visa chamar a atenção para diversas questões e realidades, além de possibilitar a transmissão de valores essenciais para a garantia e promoção de Direitos Humanos. As meninas também participaram de atividade recreativa com dinâmica de balões, pesagem e aferição de pressão arterial.
O CEF também conta com o Projeto de Educação em Saúde, que trabalha temas como o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O projeto, coordenado por Horlene Moreira, tem o objetivo de ampliar o conhecimento e práticas relacionadas ao comportamento saudável das pessoas.
O Projeto de Pintura em Tela também tem apresentado bons resultados, avalia a responsável pela atividade, a agente socioeducativo, Rosilene Gomes. “O projeto tem como finalidade estimular aspectos motores, cognitivos e socioemocionais das socioeducandas”, aponta ela.
Por meio do Projeto de Espiritualidade, as socioeducandas vivenciam momentos de relaxamento e reflexão. A agente socioeducativa Elise Visgueira explica que essas práticas fazem parte de um dos pilares que compõem a Espiritualidade.
Outro momento considerado de muita importância para a ressocialização das socioeducandas é a roda de conversa. “A ação proporciona uma escuta e assim também, as socioeducandas podem sugerir sugestões e relacionar críticas, para junto à coordenação, buscarmos melhorias para todos, garantindo seus direitos”.
A coordenadora técnica do Centro Educacional Feminino, Roselândia Freitas, acrescenta que as socioeducandas também participam de diversas oficinas dentro e fora do centro. “A gente conta também com a ajuda de profissionais e voluntários de outros órgãos e entidades que possam contribuir, fazendo alguma atividade”, diz. O Cef oferece oficinas de artesanato, culinária e palestras educativas.
As socioeducandas também têm a oportunidade de realizar cursos profissionalizantes dentro e fora do CEF. No ano de 2023 foram ofertados cursos profissionalizantes de cabeleireiro, informática básica e libras.