A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realizou, nesta segunda-feira (19), o evento “Café com as Empresas”, promovido no Sine, no Centro de Teresina. A iniciativa teve como principal objetivo fortalecer a parceria entre o sistema e as empresas locais, além de facilitar a inserção de novos trabalhadores no mercado de trabalho.
Durante o evento, foram apresentados dados sobre os trabalhadores encaminhados em 2023 e 2024, com foco especial em pessoas com deficiência (PCDs). Segundo dados do órgão, em 2023, o Sine intermediou a colocação de 6.566 no mercado de trabalho, dos quais 1.099 foram efetivados, para PCDs 530 foram intermediados e 57 efetivados. Até julho de 2024, 2.832 foram intermediados, com 600 efetivações, para PCDs foram 181 intermediações e 21 efetivados.
No encontro, foram discutidos os serviços oferecidos pelo Sine e como as empresas podem utilizar esses recursos para encontrar colaboradores que atendam suas expectativas. O superintendente do Trabalho, Renda e Inclusão da Sasc, José Barros, destacou a importância dessa colaboração. “É uma espécie de parceria para facilitar essa entrada no mercado de trabalho. Queremos ouvir as necessidades das empresas para identificar os colaboradores e, assim, fortalecer esse laço entre o mercado e o Governo do Estado”, afirmou o gestor.
Marina Nery, gerente de Intermediação de Mão de Obra do Sine, reforçou a importância do diálogo estabelecido. “Essa ação visa uma aproximação e um diálogo com as empresas, entendendo as necessidades que elas têm na contratação dos colaboradores, para que possamos pensar em qualificações mais assertivas para a inserção no mercado de trabalho”, comentou a gestora.
O evento reforçou a importância da qualificação e da colaboração entre empresas e governo para promover a inclusão e o desenvolvimento do mercado de trabalho, especialmente para grupos como as pessoas com deficiência.