Buscando mostrar a importância da campanha Setembro Amarelo para os seus alunos, a Escola Municipal Jornalista João Emílio Falcão, realizou o Projeto Setembro Amarelo “Você não está sozinho”, que objetiva trabalhar temas relacionados à saúde mental e emocional, com a intenção de promover junto à comunidade escolar a importância de falar e aprender sobre a temática, bem como entender o quanto é salutar pedir ajuda ou ajudar o próximo.
A campanha realizada esse ano na escola teve como preparação inicial a confecção e distribuição dos lacinhos de fita amarela para toda a comunidade escolar, feitos por professores e alunos. Posteriormente foi realizada palestra com a psicóloga Taina Yane. A atividade teve a participação dos alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
O Setembro Amarelo acontece desde 2014 no Brasil. A campanha utiliza a cor amarela para a identificação de locais públicos e privados além da ampla divulgação de materiais abordando a respeito da realidade do suicídio no País. Por conta disso, a campanha foi criada com o objetivo de reduzir estes números e salvar vidas através da conscientização da população para a prevenção e busca por tratamento. A ação tem o apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Os alunos puderam esclarecer dúvidas sobre o tema e de forma bastante interativa fizeram seus questionamentos para a psicóloga. “Percebemos que os alunos ficaram bastante atentos às informações repassadas pela palestrante. Reforçamos neles a importância do diálogo em momentos de situações conflitantes e demonstramos que a escola é uma parceira deles”, conta a diretora da escola, professora Socorro Silva.