Como parte da campanha do Setembro Amarelo, o Iaspi liberou durante todo este mês a coparticipação, no valor de 10%, das consultas com psicólogos, psiquiatras e psicoterapia como forma de incentivar servidores e usuários a buscarem ajuda e cuidar de sua saúde mental. Também, na manhã desta terça-feira (19) promoveu a palestra “Por que o fim parece uma solução?”, com a psicóloga clínica Janua Alencar, especializada em psico-oncologia, psicóloga do TRT22-PI e com experiência de mais de vinte anos na área.
O evento, voltado para servidores e usuários presentes ao Instituto, faz parte do programa Viva Melhor Iaspi, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas, e mais especificamente, do servidor público, promovendo palestras, debates e eventos para a saúde física, mental e emocional das pessoas.
Ao apresentar a doutora Janua Alencar, a diretora geral do Iaspi, médica oncologista Daniele Aita, falou da importância do programa Viva Melhor Iaspi, sempre engajado nas datas e campanhas específicas, como Outubro Rosa, Janeiro Branco, Setembro Amarelo e Novembro Azul, por exemplo.
“Cuidar da saúde mental das pessoas, especificamente depois da pandemia, é cada vez mais importante. É essencial ouvir, acolher, ter empatia, não apenas este mês, sempre”, disse Daniele ao destacar que liberar a coparticipação é apenas mais uma medida de apoio e incentivo do Instituto em prol dos usuários.
Falando da questão da valorização da vida de forma leve e lúdica, a doutora Janua fez questão de destacar que “ninguém acorda com um problema; na verdade, por trás de uma depressão tem uma mente que vem sofrendo há muito tempo”, daí a importância de se falar, pedir ajuda, ficar ao lado, acolher e sugerir, apontar caminhos para que a pessoa, familiar, amigo ou colega de trabalho veja que existem alternativas para enfrentar e superar um momento difícil.