Da Redação
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina, realizou, nesta segunda-feira (18), o lançamento da Campanha de Vacinação nas Escolas. O evento ocorreu na Unidade Escolar Maria Pinheiro de Castro, em Esperantina.
O público-alvo da campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos da educação básica e ensino fundamental e médio.
“Nosso apoio se estende aos 244 municípios piauienses para fazermos a busca ativa, realizarmos a vacinação nas escolas e mantermos atualizada a caderneta de vacinação. Assim garantimos o controle e a prevenção das doenças imunopreveníveis no nosso estado”, destacou a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.
No primeiro dia de campanha, Esperantina realizou a avaliação de 129 cadernetas de vacinação e a atualização das doses de imunizantes de 18 alunos da escola. As ações seguem até o próximo dia 19 de abril em todas as cidades piauienses.
Para a realização da campanha, a Sesapi realizou a distribuição de imunizantes para todos os 224 municípios piauienses, responsáveis pela operacionalização da estratégia e o cronograma de execução da campanha de vacinação nas escolas públicas.
“Já fizemos a organização de toda a logística de distribuição das vacinas para compor essas ações e comunicamos aos municípios que, em caso de necessidade, iremos repor e fazer o monitoramento, para que todas as cidades possam fazer as ações em todas suas escolas”, reforçou a coordenadora de imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.
As vacinas prioritárias para a educação infantil (2 meses até menores de 5 anos de idade) são: Poliomielite inativada (VIP), Poliomielite oral (VOP), Penta (DTP/Hib/ HB e Tríplice viral. Já para o ensino fundamental e médio (de 5 anos e adolescentes menores de 15 anos) são: Febre amarela, Tríplice viral, HPV e Meningocócica ACWY.