A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aprovou, nesta terça-feira (15), o Plano de Ação para a Melhoria das Coberturas Vacinais no Estado do Piauí. O plano tem por objetivo corrigir os erros de registro de vacinas identificados nos municípios do estado. Para desenvolver esse trabalho, a equipe técnica da coordenação de imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) levou em conta o ranqueamento feito pelo Ministério da Saúde das cidades que apresentam o maior volume de doses represadas ou com erro de registro nos sistemas de informação das vacinas.
Os trabalhos iniciarão ainda no mês de outubro com os municípios de Teresina, Assunção do Piauí e Cocal, que representam as três primeiras cidades do estado com maior volume de doses represadas. Os erros de registro de imunização estão relacionados ao CPF do cidadão e ao cartão de saúde do SUS.
O processo de correção das informações se dará inicialmente com uma reunião com os municípios que apresentaram a maior quantidade de registros incorretos. Em seguida, técnicos da coordenação de imunização prestarão assistência presencial a esses municípios, capacitando os profissionais locais a corrigirem os dados do CPF no sistema do cartão nacional do SUS (CADSUS).
“Os registros de vacinação são tão importantes quanto o ato de vacinar, pois informam a realidade da cobertura vacinal dos municípios e do estado. O monitoramento dos registros vacinais precisa ocorrer de forma contínua, tanto pelo estado quanto pelos municípios. Na capacitação, serão realizadas ações de monitoramento, correção de dados no CADSUS e avaliação dos resultados. A cobertura vacinal consistente é fundamental para orientar os gestores e profissionais de saúde quanto à tomada de decisão eficiente na saúde”, explicou Marylane Veloso, gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi.