A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu, na última quarta-feira (17), técnicos do Ministério da Saúde para discutir o credenciamento do Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp) e de técnicos do Hospital do Coração (HCor) visando uma parceria dos processos de trabalho para a realização de cirurgias cardíacas congênitas de alta complexidade. As equipes realizaram também uma visita às instalações do hospital para conhecer de perto o trabalho que já é realizado por lá.
Segundo o diretor do Hilp, Ribamar Bandeira, o hospital já vem realizando cirurgias complexas desde o ano passado. “Desde o mês de agosto de 2023, já fazemos cirurgias cardíacas mensalmente em crianças cardiopatas, mas sendo uma unidade de saúde credenciada vamos ter acesso a equipamentos mais sofisticados, que vão nos possibilitar realizar procedimentos mais complexos e salvar mais vidas”, afirma.
As doenças que exigem esse tipo de cirurgia podem ser congênitas, quando a criança nasce com elas ou adquiridas, que surgem ao longo da vida. Nas cardiopatias simples ou de média complexidade, a criança pode esperar alguns meses ou anos para realizar a correção. Nas malformações de alta complexidade, as mais graves, o recém-nascido precisa passar pelo procedimento o quanto antes.
O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, ressaltou a importância da habilitação. “É um ganho a mais para o hospital, pois com a habilitação temos acesso a mais recursos do Ministério da Saúde”, disse .