Da Redação, com informações da Sesapi
Nesta quinta-feira (04/08), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou o primeiro caso confirmado da varíola dos macacos no Piauí. O caso registrado é de um homem de 46 anos da cidade de Batalha, Norte do Piauí.
De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, a população não deve entrar em pânico acerca da varíola e que o higiene pessoal é principal aliado para não proliferação da doença.
“É importante a gente dizer para toda população que a gente não deve entrar em pânico de forma nenhuma. Essa é uma doença que possui uma mortalidade muito baixa que nós precisamos fazer são as medidas de prevenção, e nesse caso a monkeypox a gente chama atenção da população para o higiene. Higiene é o padrão máximo para que a gente possa prevenir esta doença”, alertou o gestor.
Guimarães explicou ainda sobre mais outros cinco casos que estão sob monitoramento. Ele afirma que a situação clínica de um dos suspeitos de ter contraído a Monkeypox é estável, sendo um paciente de 60 anos com algumas comorbidades.
“Os outros cinco casos seguem em investigação e ao passo que tivermos a resposta com certeza nós traremos a público para toda a população ter conhecimento. Temos apenas um internado, até porque tem outro padrão de variáveis instalados nesse paciente. Ele é um paciente de 60 anos, possui alguns outros agravamentos de saúde, um paciente em vulnerabilidade e morador de rua, mas ele segue internado e segue com quadro estável”, ressaltou.
Sobre os demais pacientes monitorados, o superintendente afirmou apenas que seguem cumprindo isolamento, porém sem nenhuma complicação mais grave.
“Todos os outros já cumpriram os 21 dias [de isolamento] ou ainda estão cumprindo os dias, mas sem nenhuma gravidade no seu caso”, pontuou.