fonte: da redação
A Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI) celebra a conquista em três editais do Ministério das Mulheres, reforçando o compromisso com políticas de apoio e autonomia feminina no estado. Com um investimento significativo de mais de R$ 1 milhão destinados ao Piauí, os editais trazem avanços importantes para o fortalecimento de entidades e para a implementação de lavanderias públicas.
As conquistas foram nos seguintes editais: N° 1/2023 – Estruturação e Fortalecimento dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM), lançado pela Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política (Senatp); N° 1/2023 – Equipagem dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAMs) e congêneres, lançado pela Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres; e o Nº 02/2023, de Estruturação de lavanderias públicas, com atividades formativas nas temáticas de economia feminista e divisão sexual do trabalho.
Mais de R$ 1 milhão para a proteção das mulheres
O Governo do Piauí, através da Secretaria de Mulheres, receberá 1.720.000,00 de investimento para a proteção das mulheres, o que leva o estado a avançar nas metas do plano de governo do Rafael Fonteles, de pensar ações e projetos de forma integrada para a prevenção da violência doméstica, ao tempo em que insere as mulheres nos espaços de poder e decisão.
“Ao fortalecermos as políticas estaduais por meio desses editais, abrimos novas perspectivas para ampliar os orçamentos e enfrentar os desafios que surgem, especialmente no combate à violência contra a mulher”, afirma Zenaide Lustosa, secretária de Estado das Mulheres.
Fortalecimento dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher
No Edital N° 1/2023, lançado pela Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, a SEMPI conquistou recursos que fortalecerão os CRAMs, essenciais para o atendimento e encaminhamento de mulheres em situação de violência aos serviços da rede. O investimento se destina à equipagem desses centros, proporcionando recursos como aquisição direta de equipamentos, mobiliário e/ou automóveis. Esses espaços oferecem orientações e suporte para mulheres em situações de violência, visando à ruptura desses ciclos e à construção da cidadania.
Com a aprovação nesse primeiro edital, a SEMPI garantiu também a liderança no projeto de estruturação de lavanderias públicas com atividades formativas nas temáticas de economia feminista e divisão sexual do trabalho. O aporte possibilitará a construção desses espaços, inicialmente, em Teresina e Parnaíba. Mais do que locais de higienização de roupas, as lavanderias serão espaços comunitários que aliviarão a sobrecarga doméstica das mulheres, permitindo que elas gerem renda a partir de seus serviços.
Capacitação e oportunidade de renda com lavanderias públicas
No edital das lavanderias, as mulheres capacitadas terão oportunidade de ter o seu próprio negócio e de se manterem no mercado, enquanto o Edital da equipagem do Centro de Referência Francisca Trindade permitirá um acolhimento mais humanizado à mulher e aos filhos, evitando assim revitimização da mulher, ao tempo em que a rede de apoio do Estado busca os melhores caminhos para o rompimento da violência e para a atuação da Lei Maria da Penha.
A secretária Zenaide explica que a SEMPI trabalha dois eixos prioritários: o enfrentamento à violência doméstica e a autonomia econômica, atuando em rede na Capital e municípios através dos organismos de políticas para as mulheres. Os editais darão continuidade ao desenvolvimento de ações transversais que já estão em desenvolvimento, como o “Elas Empreendem”.
Essas conquistas são uma vitória não apenas da SEMPI, mas de todas as mulheres piauienses. Os investimentos refletem o compromisso do governo federal em fortalecer políticas voltadas para a autonomia e proteção das mulheres. Os valores destinados aos projetos visam impactar positivamente a vida das mulheres no estado, promovendo equidade de gênero e garantindo o acesso a serviços essenciais para a superação de situações de violência.