
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) do Piauí deu mais um passo importante na conservação da fauna silvestre com o cadastramento de duas novas Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS). As novas áreas, localizadas nos municípios de Caxingó e Murici dos Portelas, passam a integrar o conjunto de locais seguros para a reintegração de espécies nativas ao seu habitat natural.
As ASAS são propriedades rurais monitoradas pelo poder público e preparadas para receber animais silvestres que passaram por reabilitação. Com as duas novas áreas cadastradas, o Estado passa a contar com seis ASAS em funcionamento.
A iniciativa reforça o compromisso da Semarh com a preservação da biodiversidade, proporcionando um ambiente adequado para que as espécies tenham uma readaptação segura ao meio ambiente.
“A ampliação dessas áreas fortalece a estratégia estadual de conservação, garantindo que os animais resgatados tenham um destino adequado após passarem por tratamento e cuidados especializados. Além disso, a Semarh segue incentivando a participação de novos proprietários rurais no projeto, ampliando as possibilidades de recuperação da fauna silvestre no estado”, avalia o secretário da Semarh, Feliphe Araújo.
Feliphe acrescenta ainda que, com mais essas duas novas áreas cadastradas, o Piauí avança na proteção ambiental, promovendo equilíbrio ecológico e contribuindo para a manutenção das espécies nativas da fauna brasileira.