fonte: da redação
A Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra) segue em ritmo acelerado as obras de pavimentações asfálticas feitas em três bairros de Teresina e que são os primeiros resultados já aplicados na capital feitos pelo Orçamento Participativo Digital, o OPA.
Torquato Neto, Santa Maria da Codipi e Santa Cruz foram os bairros contemplados nesse primeiro momento e já se encontram com máquinas realizando a pavimentação. No bairro Torquato Neto foram 8.800m² de pavimentação já realizada e que estão nos ajustes finais com aplicação da sinalização vertical e horizontal para ser entregue aos moradores. Por lá, foi atendido a reivindicação feita pela Associação Comunitária do Residencial Torquato Neto.
Já no bairro Santa Maria da Codipi as máquinas estão realizando obras em dez ruas, compreendendo mais de 26 mil m². E no bairro Santa Cruz são 22 duas ruas que devem receber pavimentação após solicitação feita pela Associação de Idosos e Jovens do bairro Santa Cruz (AIJOBASC).
“Eu já estive nos locais onde as máquinas estão operando e vi de perto que o serviço é de qualidade e já vem promovendo a satisfação dos moradores beneficiados. Conversei com os cidadãos e ouvi que essas obras eram muito aguardadas e sua concretização vai trazer grandes benefícios, como melhoria para o trágego de veículos, mas, principalmente, para os pedestres com limitação de mobilidade. Um programa que deu certo, idealizado pelo Governo do Estado, e que nós da Seinfra estamos realizando dentro do prazo e com total comprometimento”, explicou o secretário da Seinfra, Flávio Júnior.
O gestor destacou ainda que essa foi apenas a primeira fase do Programa e que, em 2024 ele irá continuar e incluirá, inclusive, outros municípios, como Picos, Floriano e Piripiri. Na primeira fase do OPA, realizada no ano passado, foram 88 obras elencadas pela população e aprovadas para serem executadas. Do total, 67 serão realizadas em Teresina e 21 em Parnaíba.
“Este ano, o governador Rafael já anunciou que o programa terá continuidade e será expandido. Por isso, a gente faz o alerta para que a população fique atento que, assim que o cronograma for apresentado, todos possam se organizar para participar e eleger aquelas obras que consideram importantes em suas comunidades. É uma forma de termos a população parceira, decidindo junto com o governo as iniciativas que serão levadas a cada bairro e a cada cidade do nosso estado”, reforçou o secretário.