A Secretaria da Fazenda do Piauí lançou, na segunda-feira (7), a nova plataforma de atendimento virtual, com o objetivo de prestar um atendimento mais ágil e eficaz aos contribuintes/cidadãos. O evento foi realizado na Escola Fazendária, com a presença do secretário da Fazenda, Emílio Júnior.
“Além de aproximar a Secretaria da Fazenda dos contribuintes, a ideia é tornar os serviços oferecidos pela Sefaz cada vez mais digitais para que o cidadão não precise se deslocar a uma agência de atendimento. Por meio dessa nova plataforma, esperamos que esse atendimento seja mais rápido e eficaz”, afirma o secretário da Fazenda.
Durante o evento, o coordenador de Atendimento da Sefaz, Wagno Linhares, apresentou a nova plataforma. Usando a tecnologia de chatbot, esse novo canal de atendimento é fácil, direto e personalizado para o cidadão buscar informações sobre os diversos conteúdos tributários.
“Além do atendimento via SAC, com equipe de especialistas da Sefaz para responder questionamentos ou tirar dúvidas, o contribuinte ainda vai poder oficializar a sua demanda preenchendo também um formulário de atendimento que estará disponível no próprio site da Sefaz”, comenta Wagno Linhares.
Outra novidade da plataforma é permitir que o contribuinte/cidadão possa acompanhar sua demanda e ainda avaliar o atendimento prestado pela Sefaz.
Além da diversificação e acompanhamento do atendimento, a ideia da Secretaria da Fazenda é oferecer, futuramente, outros canais para estreitar essa relação com os contribuintes. A próxima etapa será disponibilizar um número de WhatsApp, visando aproximar, cada vez mais, a instituição pública do cidadão.
Vale ressaltar que a Sefaz-PI foi a primeira Secretaria da Fazenda do Brasil a lançar uma atendente virtual, denominada Teresa. Agora esse processo será aperfeiçoado, uma vez que, se o contribuinte não tiver uma resposta imediata da atendente virtual, a sua dúvida será logo repassada para um servidor especializado no assunto, a fim de que ele tenha logo suas dúvidas e questionamentos sanados.
Além dos gestores e servidores da Sefaz, participaram da solenidade representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), presidente Carlos Lustosa Filho, do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindlojas), presidente Tertuliano Passos, e ainda o advogado e contador José Corsino Raposo Castelo Branco, representando a Academia Piauiense de Ciências Contábeis.