A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio do Grupo de Trabalho de Educação Fiscal (Gefe-PI), realizou mais uma etapa do Ciclo de Palestras sobre Educação Fiscal. A ação foi realizada recentemente nos municípios de Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí, Alto Longá, Nossa Senhora dos Remédios, Cabeceiras, Cocal de Telha, Nossa Senhora de Nazaré, Novo Santo Antônio, Beneditinos, Campo Largo e Porto.
O Ciclo de Palestras sobre Educação Fiscal, intitulado “Uma Questão de Cidadania,” é uma iniciativa que vem se destacando desde 2022, sendo realizada presencialmente em diversos municípios. Essa ação integra o plano de ação do Gefe e visa aproximar estudantes, professores e a comunidade escolar dos conceitos de cidadania, com ênfase na conscientização sobre a importância dos tributos. O objetivo principal é formar cidadãos conscientes e capacitados para serem protagonistas de mudanças no país, desenvolvendo o senso crítico dos participantes e proporcionando novas perspectivas de futuro.
Segundo a coordenadora do Gefe, professora Alcionea de Castro, “uma sociedade consciente de seus direitos e deveres tem o poder de decidir sobre o seu futuro. Neste sentido, a educação fiscal incentiva a conscientização dos cidadãos sobre a importância dos tributos para a manutenção das atividades do Estado, sem as quais nenhum progresso social seria possível”.
A gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Sefaz, Domiciana Camargo, participou como palestrante em algumas escolas e confirma que foi uma experiência extremamente gratificante poder compartilhar conhecimentos sobre educação fiscal com a comunidade escolar. “Durante as palestras, procuramos desmistificar o conceito de impostos e esclarecer como esses recursos são essenciais para o financiamento das políticas públicas que beneficiam a todos. Discutimos também a importância da transparência na gestão desses recursos e o papel do cidadão na fiscalização e no controle social. A educação fiscal vai muito além de compreender números, trata-se de entender o impacto das nossas contribuições para o bem comum e de construir uma sociedade onde a justiça fiscal seja uma realidade.
Complementando, o palestrante Francisco, gerente regional da Sefaz 2ª Gerencia Regional de Atendimento (Gerat), acrescenta que “é o exercício, pelo cidadão, do direito de ser adequadamente informado sobre a origem e aplicação dos recursos públicos, fiscalizando a transformação dos tributos pagos em obras e serviços de qualidade”.
No mês de agosto de 2024, o ciclo de palestras atingiu, aproximadamente, 3 mil cidadãos, incluindo estudantes, professores e outros membros da comunidade escolar. Nessa etapa foram beneficiadas as escolas: Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso, Ceti Dr. João Alves de Macedo Filho, Ceti Acrísio Veras, Ceti Cantídio, Ceti Deusa Rocha, Ceti Venância Lages Veloso, Ceti Job de Macedo Brito, Ceti Dr. José Ribamar Lopes, Ceti Antônio Vitório de Sousa, Ceti Luiz Alves de Almeida, Unidade Escolar São José e Ceti Otávio Falcão.