
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) prorrogou, até a próxima sexta-feira (11), as inscrições para o Laboratório de Redação, projeto voltado a estudantes da 3ª série do Ensino Médio e professores que ministram a disciplina de Língua Portuguesa nas escolas da rede estadual. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet.
Com foco na produção do texto dissertativo-argumentativo — exigido na redação do Enem — o projeto oferece acompanhamento pedagógico qualificado para desenvolver competências e habilidades essenciais para um bom desempenho na prova. Nesta edição, são ofertadas 1.260 vagas para estudantes.
A seleção será realizada por meio de uma redação aplicada no dia 2 de maio, no turno da manhã, nas escolas indicadas no edital. O tema e os textos de apoio serão divulgados no momento da prova. A correção ficará sob responsabilidade de professores e da equipe técnica do projeto.
Inscrição para estudantes
O resultado final será divulgado no site da Seduc no dia 16 de maio. Os aprovados receberão orientações por e-mail sobre o acesso à plataforma do Canal Educação. A confirmação da vaga deve ser feita presencialmente na escola em até 72 horas após a publicação do resultado.
As aulas começam no dia 31 de maio e ocorrerão aos sábados, das 8h às 12h, de forma presencial.
Oportunidade também para professores
Os professores de Redação da rede estadual também podem participar do projeto. A seleção interna prevê 42 vagas — duas por cada uma das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) — além de cadastro reserva. As inscrições seguem abertas até a próxima sexta (11).
O professor selecionado para atuar exclusivamente na execução do projeto receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 600,00.
Inscrição para professores
Em 2024, o Piauí alcançou o maior percentual de notas acima de 950 na redação do Enem, considerando o total de participantes. A meta, segundo o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, é seguir avançando.
“O Laboratório de Redação é uma ação estratégica da Seduc para ampliar o número de notas altas no Enem. Estamos investindo na formação de qualidade, com acompanhamento pedagógico especializado, para que cada aluno tenha a chance de alcançar a aprovação que tanto sonha”, destacou o secretário.
Acesse a página com informações do Edital para estudantes e professores.