
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove, neste sábado (22), às 9h, uma aula preparatória para a terceira fase da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (Onia).
A aula será ministrada pelo professor Joselito Mendes de Sousa Junior, mestre em Ciência da Computação, e transmitida pelo Canal Educação, no YouTube.
Mais de 22 mil estudantes da rede estadual de educação participaram da segunda fase da Onia, encerrada no dia 15 de fevereiro. A terceira etapa da olimpíada ocorrerá de 3 a 10 de março e nessa fase, o estudante deverá realizar uma tarefa prática com ferramentas que estejam dentro do espectro do que se considera Inteligência Artificial.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a participação expressiva dos alunos da rede estadual na 1ª Onia como um reflexo da revolução tecnológica e educacional no Piauí.
Bandeira ressaltou, ainda, que a Olimpíada é uma oportunidade para que os estudantes se aproximem ainda mais de um dos campos mais inovadores e promissores da tecnologia, contribuindo para a formação de futuros especialistas e líderes em inteligência artificial.
“Estamos com um número extraordinário de estudantes participando da primeira Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial e isso reflete o ensino de IA nas escolas e o interesse dos nossos jovens em explorar e conhecer mais sobre a tecnologia. A Seduc reforça o compromisso, por meio do Seduc Olímpica, de incentivar e preparar nossos alunos para participarem de todas as olimpíadas do conhecimento”, afirmou o gestor.
Sobre a competição
A 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (Onia) é uma competição científica de alcance nacional que busca promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nessa área. A iniciativa é realizada por três instituições: EduSpace, Hub de Inovação em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Pelotas (H2IA/UFPel) e o Instituto de Inteligência Artificial em colaboração com o Laboratório Nacional de Computação Científica (IIA/LNCC).
A 1ª Onia conta com quatro fases, envolvendo questões teóricas e tarefas práticas. A competição inclui categorias para estudantes do 8º ano do ensino Fundamental ao 3º ano do ensino Médio, além de uma categoria especial para interessados fora dessa faixa etária.
Todos os participantes da olimpíada receberão certificados digitais e os melhores classificados serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Além disso, os estudantes que concluírem a quarta fase poderão ser convidados para o treinamento da Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI), em Pequim.