Mais de 100 mil piauienses devem realizar, no domingo (3), as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com duração de cinco horas e trinta minutos, os candidatos enfrentarão 45 questões objetivas de Linguagens e 45 de Ciências Humanas, além da redação, que exige uma abordagem crítica e fundamentada.
Com o objetivo de conquistar a primeira nota mil para os estudantes da Rede Pública Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou uma preparação intensiva com o projeto Laboratório de Redação, que envolveu mais de 500 estudantes no estado.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, enfatiza o objetivo do projeto como mais uma ação para fortalecer a preparação dos alunos para o Enem. “Por meio do Laboratório de Redação, nossos estudantes têm a oportunidade de trabalhar suas habilidades de escrita, com ênfase na estrutura e nas técnicas necessárias para obter uma ótima pontuação”, disse.
Iniciado em agosto e finalizado no último sábado (26), o projeto ofereceu 13 semanas de aulas extras para estudantes da 3ª série do Ensino Médio, com o apoio de 24 professores especializados e ferramentas de inteligência artificial para a correção textual. O processo seletivo envolveu cerca de 2 mil estudantes inscritos de todas as regiões do Piauí.
Kawany Emanuelle Ferreira, estudante do Ceti Raldir Cavalcante Bastos, foi uma das alunas que participou do Laboratório de Redação e obteve excelentes notas nos textos desenvolvidos. Ela destaca como a experiência foi fundamental para seu desenvolvimento. “Participar do projeto foi uma experiência magnífica. Acredito que essa preparação vai fazer muita diferença, eu vou tirar nota mil”, apostou.
Kawany conta que, ao ingressar no projeto, tinha uma noção básica de como elaborar uma redação. “Aprendi a estruturar o texto, a usar conectivos corretamente e a incluir repertórios de maneira adequada, ou seja, como citar filmes e autores sem fugir do tema. Outro ponto que me chamou atenção foi o estudo por eixos temáticos, o que ampliou o nosso repertório”, comentou.
O professor Zacarias Oliveira, ministrou aulas do laboratório na 5ª Gerência Regional de Educação, no Ceti Raimundinho Andrade, em Campo Maior. O docente destacou o comprometimento dos alunos oriundos de escolas estaduais de Campo Maior, Boqueirão e Jatobá do Piauí que integraram a turma.
“Nós nos reunimos todos os sábados para estudar e acompanhar o desenvolvimento de cada um. Com orientações individuais, análise de textos, redações e abordagem de temas. A experiência foi muito intensa e acredito que o resultado positivo será uma consequência disso”, explicou.
Possíveis temas para a redação
Para Zacarias, o sucesso na redação pressupõe que os alunos estejam conscientes sobre temas de atualidades. “Além de assimilar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, é essencial que o candidato possua um entendimento sobre questões sociais, culturais, políticas e econômicas que impactam a sociedade. A prova de Redação exige que o aluno desenvolva uma argumentação fundamentada”, comentou.
Ao falar sobre possíveis temas para a redação deste ano, o professor Zacarias é cauteloso, mas sugere algumas áreas com potencial de abordagem.
“A realidade educacional no país, como a evasão escolar, a juventude sem escolaridade, acessibilidade e as condições de trabalho dos profissionais da educação são questões que vejo como pertinentes. Não descarto também o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho ou até mesmo questões ambientais, que continuam sendo relevantes e sempre têm chance de