Nesta quinta-feira (09) e sexta-feira 10), 108 professores orientadores, sendo 54 de Língua Portuguesa e 54 de Matemática, de todo o Piauí, participam da formação que dá início ao projeto de Recomposição da Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O evento acontece no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Helvídio Nunes, localizado na zona norte de Teresina, e está sendo transmitido pelo Canal Educação.
A diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta, destaca que o encontro tem como objetivos apresentar aos professores orientadores o Projeto de Recomposição da Aprendizagem, identificando a proficiência das escolas que compõem o projeto.
“A partir de uma análise do último resultado da avaliação externa do SAEPI (Sistema de Avaliação Educacional do Piauí) será proposto a elaboração de um plano de ação para intervenções nas nossas escolas. Então, esses professores serão tutores, orientadores e acompanharão até dez escolas para um trabalho mais personalizado, customizado, olhando para nossas proficiências de Língua portuguesa e de Matemática”, revela a diretora.
Rosilene Maria da Silva participa do projeto como professora da 9ª Gerência Regional de Educação (GRE), de Picos. Ela enfatiza o entusiasmo dos professores em serem multiplicadores da iniciativa que trabalha a partir de evidências.
“Vejo como uma iniciativa de grande valia no que se refere a melhoria dos índices educacionais. Esse grupo de professores está preparado para ser orientado e implementar essas novas estratégias, novas metodologias para que a gente possa de fato sanar aquilo que necessariamente está precisando, tanto nas áreas do conhecimento como Língua Portuguesa e Matemática, que são componentes curriculares de extrema importância, mas que também repercutem nas diversas áreas do conhecimento. Então a nossa expectativa é que de fato nós tenhamos êxito na condução desse projeto”, afirma a professora.
O superintendente de Ensino da Seduc, professor Antônio Amaral, acrescenta que o projeto nasce de outros já bem sucedidos na educação, que elevaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Piauí de 18º para 9º lugar no país.
“A partir das informações extraídas do último SAEPI, começamos a planejar um programa que pudesse impactar diretamente e positivamente na aprendizagem dos alunos de toda a rede estadual, chegando a essa terceira versão. É uma recomposição das aprendizagens, pondo as questões de pós-pandemia e também na busca dos avanços dos índices educacionais”, diz o superintendente.
O professor Antônio Amaral observa ainda que a meta do governador Rafael Fonteles e do secretário da Educação, Washington Bandeira, é elevar o Piauí ao posto de melhor educação pública do Brasil.
“Estamos iniciando uma nova gestão com um compromisso muito ousado, especialmente no setor da educação: entregar a sua gestão com o melhor IDEB do país. É um desafio enorme, como nós sabemos, pois, para isso, teremos que melhorar com uma velocidade ainda maior nossa educação. É um desafio que todos nós devemos abraçar, pois são nossos estudantes, nossas escolas, e isso impactará profundamente na realidade de cada um, de cada cidade e cada região do Piauí. Só a educação tem esse poder transformador”, finaliza o superintendente.