O secretário da Educação, Washington Bandeira, anunciou, na quinta-feira (1º), a realização da 2ª edição da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa, iniciativa pensada e aplicada exclusivamente para os estudantes da rede estadual de ensino. A primeira etapa da competição ocorre no dia 30 de setembro e será atribuída à terceira prova do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb). Os 210 selecionados irão participar de uma jornada imersiva, realizada durante o mês de outubro.
Em sua primeira edição, em 2023, a Olimpíada premiou 162 medalhistas que, ao término da competição, foram submetidos a uma imersão de uma semana, tendo aulas com os professores destaque da rede e com professores convidados.
“Isso foi realmente muito importante para que eles pudessem aperfeiçoar as suas habilidades e conhecimentos e ao final se destacarem na Redação do Enem. Esse testemunho eu recebi de vários alunos e alunas medalhistas da Olimpíada”, lembrou Washington Bandeira.
Além da premiação e imersão na disciplina, os estudantes medalhistas receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 600, por três meses, totalizando R$ 1.800. Os professores também participarão da jornada e uma premiação está sendo construída pela Seduc.
“A Olimpíada vai servir como um “esquenta” para a prova de Redação do Enem, que ocorre logo ali, em novembro. Essa é uma ação do Seduc Olímpica, criada no ano passado e que realizou uma série de projetos pedagógicos inéditos e grandiosos, como o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais, Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa, Olimpíada Piauiense de Língua Inglesa, Jornada de Foguetes e, agora, teremos a primeira Olimpíada Estadual de Ciências. Tudo pensado e montado para envolver nossos alunos nesse mundo transformador, que é o mundo das Olimpíadas do Conhecimento”, pontuou o secretário.