Em entrevista para o jornal Repórter Piauí Tarde, na TV Antares, o secretário estadual da Saúde, Antônio Luiz, afirmou que o Governo do Piauí está trabalhando para zerar as filas de exames e cirurgias eletivas nos hospitais do Estado.
“Nós temos o programa Saúde Digital. Nós começamos com um piloto de atendimento na cidade de Piripiri e Lagoa de São Francisco. De tal maneira que há um sistema que consegue integrar todas as informações desde o atendimento na UBS. O agente de saúde também pode ir até a residência da pessoa com um tablet de tal maneira que pode facilitar uma consulta especializada através da telemedicina. Dentro desse programa, o médico também tem acesso a todos os dados dos pacientes, remédios que ele tomou e onde ele se consultou. O Saúde Digital não exclui o atendimento presencial, ele é um auxílio para que as pessoas não precisem esperar tanto em uma fila por uma consulta”, disse.
Em relação às filas de cirurgias eletivas, o secretário disse que o Estado tem uma meta de diminuir a espera dos pacientes nos hospitais. ”Nós temos uma meta de zerar a fila de cirurgia eletiva que estava represada por conta da pandemia. A média de espera era de 454 dias e fizemos uma meta, para até o mês de outubro, nós zeramos estas filas que estavam represadas. Estamos conseguindo, temos mais de 10 hospitais no Piauí com filas zeradas. Depois temos uma meta para que o tempo de espera seja de até dois meses para cirurgias eletivas”, completou.