fonte: da redação
A Secretaria de Governo do Piauí (Segov) disponibilizou no Edifício Antonieta Araújo, o “Karnakinho”, um ponto de coleta para o descarte correto de pilhas e baterias usadas. O equipamento está no hall do prédio que abriga alguns órgãos do Estado.
O objetivo é sensibilizar as pessoas – servidores e visitantes – sobre a importância da gestão adequada de resíduos e a relevância da correta destinação do lixo produzido diariamente no trabalho, na escola, nos ambientes públicos e em casa, promovendo a mudança de comportamento da sociedade para a adoção de práticas sustentáveis com o descarte adequado desse lixo, sobretudo dos resíduos tóxicos, como é o caso das pilhas e baterias, que poluem o solo e o lençol freático e os mananciais – riachos, rios, lagoas, oceanos, etc.
A ação faz parte do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e o Plano de Logística Sustentável, e é desenvolvida pela Coordenação de Gestão Socioambiental, com a colaboração da Coordenação de Manutenção Predial, ligadas à Superintendência de Governança e Gestão da Segov.
Em 2024, as ações de sustentabilidade da secretaria serão ampliadas, com a execução das recomendações contidas no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), um documento técnico que identifica o tipo e a quantidade de resíduos sólidos gerados e indica as práticas ambientalmente corretas para o manejo, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final dos mesmos.
Também será executado o Plano de Logística Sustentável, uma ferramenta de planejamento que permite que órgãos e entidades estabeleçam práticas de sustentabilidade em processos de contratações e de logística, já em fase de elaboração, explica o superintendente de Governança e Gestão da Segov, Thyago Januário.
“É com satisfação que anunciamos a instalação do ponto de coleta de pilhas e baterias no edifício ‘Karnaquinho’. Esta iniciativa reflete nosso compromisso em aprimorar a gestão adequada de resíduos, contribuindo não apenas para a preservação ambiental, mas também para a conscientização dos nossos colaboradores. Para tanto, esperamos contar com a participação efetiva de todos os servidores para fazer dessa ação um modelo, para outras secretarias e órgãos públicos e privados, um passo significativo em direção a um ambiente mais sustentável”, explicou o gestor.