Representantes da diretoria de Desporto Escolar da Secretaria de Esportes (Secepi) estiveram reunidos com o secretário da Inclusão da Pessoa com Defeiciência, Mauro Eduardo, para a apresentação do projeto das Paralimpíadas Escolares 2025, bem como para avalição da participação do Piauí nos dois últimos anos do evento.
A etapa estadual está prevista para os dias 11 e 12 de julho, em Teresina. De acordo com o coordenador das Paralimpíadas Escolares, Ranilson Gonçalves, nesta etapa estarão participando cerca de 120 atletas. A expectativa é de classificar, em torno de, 70 atletas para a etapa nacional. “A cada ano temos uma crescente no número de atletas participando de cada etapa, de modalidades disputadas e de medalhas conquistadas”, pontuou o coordenador.
Já Mauro Eduardo reafirmou o compromisso na parceria construída entre a Seid e a Secepi para a realização das Paralimpíadas Escolares. “Um importante evento anual, aonde buscamos incluir o maior número de atletas paralímpicos nas competições, tanto na etapa estadual quanto na nacional. E aqui, nós afirmamos o nosso compromisso com a parceria para que, juntos, possamos trabalhar e fazer do esporte paralímpico no Estado uma referência”, destacou.
Em 2023, na etapa estadual das Paralimpíadas Escolares, competiram 43 atletas, de 16 escolas, em duas modalidades (atletismo e natação). Foram classificados 12 atletas para a etapa nacional, que conquistaram três medalhas, sendo duas de ouro e uma de bronze.
Em 2024, na etapa estadual foram 117 atletas, de 34 escolas, disputando em três modalidades (atletismo, natação, bocha). Neste ano, foram classificados 36 atletas para a etapa nacional, em quatro modalidades (atletismo, natação, bocha e parabadminton). Os atletas conquistaram cinco medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze.
A projeção para 2025 é da participação de 70 atletas na etapa nacional dos jogos, nas modalidades atletismo, natação, bocha, badminton e tênis de mesa. As Paralimpíadas Escolares ocorrem no mês de novembro, em São Paulo.
Estiveram presentes na reunião o secretário da Seid, Mauro Eduardo; o diretor de Desporto Escolar da Secepi, Adriano Dias; o coordenador-geral dos jogos escolares no Piauí, Reginaldo Fonseca; o coordenador das Paralimpíadas Escolares, Ranilson Gonçalves e o chefe da Delegação das Paralimpíadas, João Neto.