A Secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) por meio da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários realizou o evento Identidades, Territorialidades e Educação Indígena. Na ocasião, ocorreram manifestações da cultura e do artesanato das comunidades Tabajaras, Mesas e rodas de conversa sobre os povos originários.
O cacique Henrique Manuel, que integra a Superintendência, fala sobre a importância das políticas públicas para os povos originários. “Nas comunidades fazemos os levantamentos das demandas e as levamos aos órgãos competentes, para que a criação de políticas públicas para os indígenas que sempre ficaram esquecidos. Agora é hora de sermos visto com bons olhos, termos visibilidade dentro do estado do Piauí’’, comentou o cacique.
No evento foram discutidas as dificuldades e obstáculos que os povos originários ainda tentam sobrepujar na atualidade. ‘’Durantes todo o mês de abril, a gente realiza atividades dentro dos territórios indígenas e nos espaços do Governo para que a gente possa mostrar uma luta e a resistência dos povos indígenas. No Piauí, durante muito tempo foi dito que já não existia mais a presença indígena, mas nós estamos aqui mostrando pra essa sociedade que os povos indígenas estão aqui’’, reforçou o gerente da Superintendência dos Povos Originários, Cícero Dias.
A superintende de Igualdade Racial e Povos Originários Assunção Aguiar fala sobre a continuação do evento. ‘’Dia 19 estaremos em Piripiri, onde teremos um dia completo de várias formações. Isso para nós mostra que estamos conectados, várias secretárias juntas e também os municípios para que de fato a gente proporcione o que sonhamos, qual é a política pública’’.
No dia 19 de abril em Piripiri, na comunidade Tocaia, ocorrerá uma feira agroecológica no território indígena Tabajara. Do dia 24 ao dia 28 de abril, em Brasília, haverá um acampamento Terra-Livre.