Da redação
A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e o Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT -PI) realizam, entre os dias 7 e 9 de novembro, treinamento de atendimento a pessoas resgatadas em trabalho escravo contemporâneo. O objetivo do treinamento é fortalecer as redes de proteção a trabalhadores e familiares resgatados em vulnerabilidade para o trabalho escravo contemporâneo.
O evento é voltado para a rede socioassistencial e para organizações da sociedade civil dos municípios de Picos, Santa Cruz do Piauí e Conceição do Canindé.
No Piauí já foram resgatados mais de 142 trabalhadores em situação análoga ao trabalho escravo este ano, destes, 85 estavam realizando atividade da palha de carnaúba. Os municípios de Picos, Santa Cruz do Piauí e Conceição do Canindé foram escolhidos porque estão no foco de aliciamento para mão de obra escrava e também na prática de mão de obra escrava, sendo que Santa Cruz do Piauí está na lista suja de empregadores.
Ana Cristina Martins Barbosa, coordenadora de Enfrentamento ao Trabalho Escravo da Sasc, informa que o treinamento será feito em parceria com a Secretaria da Educação, Sindicato de Trabalhadores Rurais e do Centro de Referência na Saúde do Trabalhador (Cerest).