Começa hoje a maior feira de livros do Estado do Piauí (Salipi), no Complexo Cultural Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no bairro Ininga, zona Leste de Teresina. O evento vai até o dia 12 de junho e reúne escritores, leitores, feira de livros e uma ampla programação de palestras, lançamento de livros e apresentações artísticas e musicais.
O Salipi comemora 20 anos neste ano e o homenageado é o escritor e poeta piauiense Cineas Santos. O evento resgata o caráter internacional, trazendo nomes como o do escritor angolano José Eduardo Agualusa e do escritor e jornalista moçambicano Mia Couto.
A programação do Salipi 2022 conta com muitas novidades. “O Salipi este ano vem com novidades como a arena cordel, um espaço dedicado ao cordel, que vai funcionar durante os 10 dias de evento com uma programação muito rica em torno deste que é nosso patrimônio cultural imaterial”, destaca o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes.
Além dos palestrantes internacionais, o Salipi traz na programação da 25 edição do Seminário Língua Viva autores brasileiros de destaque como a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz; o gramático José de Nicola e Lucas de Nicola, que juntos desenvolveram uma pesquisa sobre a Semana da Arte Moderna; a YouTuber Rita Von Hunty; a escritora Aline Bei; a escritora Thalita Rebouças; o ex-juiz de direito Samer Agi, dentre outros.
No Bate-Papo Literário, escritores piauienses terão a oportunidade de lançar livros e ainda divulgar seus trabalhos em interação direta com o público e livreiros. A música também é destaque no Salipi com uma programação intensa no Palco Marcus Peixoto. Todas as novidades do Salipi e a programação de todos os espaços do evento estão disponível no site salipi.com.br