fonte: da redação
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realiza, nesta sexta-feira (15), a partir das 8h30, a entrega de aproximadamente três toneladas de alimentos produzidos por agricultores e agricultoras familiares para dez entidades socioassistenciais, que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade. A entrega será na Pastoral do Povo da Rua, que fica na Rua Anísio de Abreu, 702, Centro-Sul de Teresina.
Serão entregues diversos produtos, como farinha, milho, galinha, macaxeira, mamão, verduras e mel produzidos pela agricultura familiar do Piauí.
Com esta ação, a SAF ultrapassa a marca de 2 mil toneladas de alimentos entregues em 2023 para entidades socioassistenciais, dentre as quais, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios, entidades que são assistidas pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Sasc) e organizações não-governamentais.
Os alimentos distribuídos em 2023 foram adquiridos por meio de dois programas institucionais que compram os produtos da agricultura familiar e direcionam para entidades socioassistenciais do estado: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Alimentação Saudável (PAS). Com eles é garantida a renda do agricultor familiar, que consegue comercializar sua produção, além de também permitir uma alimentação saudável para famílias em situação de vulnerabilidade.
O Programa de Alimentação Saudável (PAS) é desenvolvido pelo Governo do Estado e adquire os alimentos da agricultura familiar por meio do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e também de emendas parlamentares. Em 2023, 1.794 agricultores venderam seus produtos, que somaram mais de 749 toneladas, beneficiando assim mais de 70,4 mil famílias.
Já o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em parceria com estados e municípios. Em 2023, a parceria do MDS com a SAF permitiu que 684 agricultores vendessem os seus produtos que, juntos, somaram 1,2 mil toneladas de alimentos, o que atendeu cerca de 79 mil famílias.
No PAS, foram investidos mais de R$ 5,2 milhões. Já no PAA, foram investidos mais de R$ 4,5 milhões.