Da Redação
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai realizar uma busca ativa, junto aos municípios, para notificação dos casos de dengue. O trabalho será integrado com as regionais de saúde. No Piauí já são 1.216 casos notificados prováveis da doença.
De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, a proposta visa levar um trabalho mais integrado junto aos entes municipais e as regionais de saúde.
“Estamos fortalecendo nosso processo de vigilância contra a doença e a colaboração das nossas regionais, realizando a busca ativa, junto aos municípios, para a notificação dos casos é essencial, uma vez que é necessário entendermos a situação das arboviroses no nosso estado”, ressalta Leila.
Até o último Informe Epidemiológico da 8ª Semana de 2024 da Sesaou, apenas 79 municípios alimentaram os dados em relação às arboviroses nos sistemas do Ministério da Saúde. Para a realização da busca ativa, a Sesapi reuniu os coordenadores das regionais para repassar as estratégias para a informação desses casos junto ao Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan).
Segundo os dados do Boletim Epidemiológico da 8ª semana, foram contabilizados 1.216 notificações da doença nas oito primeiras semanas do ano em todo o Piauí, um aumento de 33% na incidência dos casos prováveis, em comparação com o mesmo período de 2023.