
foto: reprodução
O governador Rafael Fonteles defendeu a educação em tempo integral, aliada ao ensino técnico, como melhor forma de reduzir a pobreza e melhorar a empregabilidade. Ele falou sobre o tema, nessa segunda-feira (28), durante entrevista no programa Roda Viva, da TV Cultura.
O gestor destacou que, hoje, todas as 512 escolas de ensino médio do Piauí funcionam na modalidade de tempo integral e com cursos técnicos. “São cursos em áreas com alta demanda no mercado, como programação de jogos, marketing digital, energias renováveis e agrotécnica, aumentando a empregabilidade dos alunos”, afirmou Rafael.
O aumento do número de escolas de ensino médio em tempo integral e técnico foi uma das promessas de campanha de Rafael em 2022. Por meio do programa Moderniza Seduc, lançado pela Secretaria da Educação (Seduc), o Governo do Piauí investiu R$ 1,5 bilhão na reforma, modernização e ampliação das escolas, para adaptá-las ao novo formato.
As reformas contemplam salas de aula climatizadas, laboratórios de informática e ciências, quadras poliesportivas cobertas, bibliotecas modernas e acessíveis, além de espaços de convivência e refeitórios.
O Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), confirma que o Piauí se consolidou como referência nacional na oferta de educação profissional, técnica e tecnológica e na expansão do ensino médio em tempo integral.
No ensino médio, 52,4% dos alunos estão fazendo cursos técnicos, o maior percentual do país. Além disso, em 2024, o Piauí foi o 2º estado do país em percentual de matrículas de ensino médio em tempo integral nas redes estaduais, alcançando 58%.
O Piauí foi o estado que teve o maior crescimento de matrículas de tempo integral entre 2022 e 2024 das redes estaduais, com um aumento de mais de 160%.
Considerando os ensinos fundamental e médio, o Piauí é o segundo lugar em percentual de matrículas de tempo integral na rede pública, com 31,4%. Somando-se o ensino infantil, também ocupa a segunda colocação, com 37,4%.
Programa Roda Viva
Há mais de 35 anos no ar, o Roda Viva é um dos mais tradicionais e relevantes programas de entrevista da TV brasileira. Ele vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na TV Cultura (SP).
A entrevista do governador Rafael Fonteles teve mediação da jornalista Vera Magalhães, com participação da bancada de entrevistadores: Caio Sartori, repórter de política do jornal O Globo; Josué Seixas, repórter da Folha de São Paulo em Maceió; Julliana Lopes, analista de política da CNN Brasil; Flávia Tavares, editora-chefe do Meio; e Renan Sukeviciu, apresentador da BandNews FM.