O projeto “Elas Empreendem – Resistência Negra: Fios da Ancestralidade” representa um avanço na promoção da qualificação profissional e valorização cultural no Piauí. Com o objetivo de capacitar 300 mulheres e fomentar a diversidade cultural local, o projeto oferecerá cursos especializados em comunidades quilombolas e de terreiro em diversos municípios do estado.
As atividades ocorrerão nos municípios de Paulistana (23.07), Queimada Nova (23.07), São João do Piauí (24.07), São Raimundo Nonato (24.07), Amarante (25.07) e Esperantina (26.07), além de quatro comunidades de terreiro na capital, Teresina. Entre os cursos disponibilizados estão cabeleireira afro – terapia capilar, trancista, turbante afro e workshop de maquiagem afro.
O projeto visa integrar as comunidades locais com a cidade, promovendo o entendimento das realidades e histórias de cada localidade. Além de gerar emprego e renda, a iniciativa reforça a importância da valorização da cultura afrodescendente e quilombola. As visitas às comunidades contempladas ocorrerão entre 23 e 26 de julho de 2024, conforme a rota definida.
A iniciativa é uma jornada de capacitação e valorização cultural, que promete fortalecer a presença e o reconhecimento das mulheres negras no mercado de trabalho e na sociedade.