O Metrô de Teresina terá tarifa zero subsidiada pelo poder público. A proposta está sendo incluída pela Secretaria do Planejamento no texto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, que está sendo elaborada e será levada à Assembleia Legislativa até o dia 30 de setembro.
A medida vai beneficiar milhares de pessoas que utilizam diariamente o Metrô de Teresina. Ele cobre uma distância de 13,5 quilômetros entre o Centro e a zona sudeste, da capital, e transporta cerca de 4 mil passageiros por dia. O Governo do Piauí, por meio da Secretaria dos Transportes (Setrans), está executando as obras da primeira etapa da modernização e revitalização do metrô. A intervenção é o maior investimento em mobilidade urbana da história de Teresina.
Com as melhorias, o número de passageiros atendidos diariamente pelo sistema metroviário saltará dos atuais 4 mil para 12 mil. E o tempo de viagem será reduzido de 1 hora para 25 minutos. O projeto contempla a duplicação da linha em todo o trecho de 13,5 km existente, que liga o bairro Itararé, na zona sudeste, ao Centro da capital, o que deve permitir a circulação de dois trens simultaneamente, um em cada sentido.
Também serão realizadas as reformas das Estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé. Na obra, estão sendo aplicados R$ 193 milhões, oriundos de convênio celebrado entre a Setrans e o Ministério das Cidades (MCID).