O professor piauiense Carlos Henrique Leite do Nascimento, que participou da maior Feira Internacional de Ciências e Engenharia do mundo (Regeneron ISEF 2022), em Atlanta, nos Estados Unidos, teve proposta aprovada para apoio à Implantação de Práticas Educativas Inovadoras. O programa tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa em STEAM nas redes públicas de educação básica do Brasil.
Por ocasião de sua participação da Edição 2022 do STEAM TechCamp Brasil e por seus conhecimentos na língua inglesa, o professor da rede estadual de ensino do Piauí foi selecionado para compor a Delegação Brasileira na maior Feira Internacional de Ciências e Engenharia do mundo, a Regeneron ISEF 2022, que ocorreu em Atlanta, nos Estados Unidos no período de 07 a 13 de maio desse ano.
“Quando fui selecionado para compor a delegação brasileira na Feira Internacional de Ciências e Engenharia – Regeneron ISEF 2022, pude perceber o quão importante é desenvolvermos em nossos estudantes a cultura de resolução de problemas por meio da metodologia de projetos e formarmos jovens cientistas que poderão desenvolver projetos para solucionar tantas mazelas sociais”, destaca Carlos Henrique.
Posteriormente, o Departamento de Estado dos EUA, a Embaixada dos EUA no Brasil e o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSI-TEC) divulgaram o resultado do Edital STEAM TechCamp Brasil 2022, com seleção de propostas para apoio à Implantação de Práticas Educativas Inovadoras em STEAM. A proposta do Piauí foi selecionada entre as 15 propostas no Brasil, tendo como líder o professor Carlos Henrique Leite do Nascimento e como colíder a professora Maria Aparecida de Moura Amorim Sousa, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e o Centro de Formação Antonino Freire.
“Fiquei muito feliz quando soube que nossa proposta foi uma das 15 selecionadas de todo o Brasil. É através de iniciativas como essa que temos a oportunidade de sermos multiplicadores de Práticas Educativas Inovadoras em STEAM e de levarmos essas inovações aos nossos professores do interior do nosso Estado que ainda pouco atuam com essa abordagem”, revela o professor.
SOBRE O PROGRAMA
O Programa STEAM TechCamp Brasil é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
Este programa tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa em STEAM nas redes públicas de educação básica do Brasil.