O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI) e a Ouvidoria do mesmo órgão realizaram, entre 04 e 06 de julho, uma nova ação itinerante no município de Valença do Piauí, que fica a cerca de 210 km ao sul da capital. A próxima ação do Procon Itinerante acontecerá ainda no mês de julho em Cajueiro da Praia, entre os dias 18 a 20 de julho, e em Luís Correia, nos dias 21 e 22.
Por meio do Procon, a população pôde registrar reclamações na área do consumidor. A Ouvidoria do Ministério Público Estadual (MPPI) recebeu demandas da população como denúncias, reclamações, críticas, elogios, pedidos de informação ou sugestões.
Além dos atendimentos ao público, também foram promovidas uma série de atividades, como palestra e divulgação da plataforma consumidor.gov. Uma audiência pública também foi realizada para tratar sobre a instalação de um Procon no município. O momento contou com a presença do coordenador do Procon, Nivaldo Ribeiro, e do promotor de Justiça, titular da 2ª PJ, Sinobilino Pinheiro.
Além disso, uma palestra sobre “Canais Virtuais na Resolução de Conflitos”, ministrada pelo coordenador técnico do Procon, Edivar Carvalho. A atividade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação de professores da rede pública municipal.
Durante o itinerante, os moradores também puderam avaliar a qualidade do atendimento realizado pelas equipes dos órgãos ministeriais. “Fui muito bem recebido hoje e considero muito importante esse tipo de ação porque aproxima o consumidor dos seus direitos, garantindo que os serviços sejam prestados dentro da legalidade. Valença é uma cidade de referência e temos uma necessidade da presença do Procon em nossa cidade”, disse o morador do município, Ivo Dantas Nogueira.
A próxima ação do Procon Itinerante acontecerá ainda no mês de julho em Cajueiro da Praia, entre os dias 18 a 20 de julho, e em Luís Correia, nos dias 21 e 22.
Com informações do MPPI