
A tradicional Procissão do Fogaréu na Cidade de Oeiras acontece amanhã, quinta-feira, 17 de abril, mantendo uma tradição centenária. O evento religioso, que já ocorre há quase dois séculos, lembra a perseguição dos soldados romanos a Cristo. Milhares de homens, com lamparinas acesas, caminham por 2km pelo cortejo, manifestando devoção e fé. A procissão inicia por volta das 21h, ao som de matracas, nas proximidades da catedral de Nossa Senhora da Vitória, pelas principais ruas do Centro Histórico da Cidade, que fica a 280km de Teresina. A iluminação pública dos postes é apagada ficando acessas apenas as tochas carregadas pela multidão, que retornam a catedral cerca de uma hora depois, onde acontece a benção final. Segundo Dom Juarez, arcebispo de Teresina, “ O Piauí é o estado mais católico do país, com mais de 85% da população professando sua fé católica. Esta por sua vez se manifesta nas festa religiosas, como a semana santa”. A cidade de Oeiras é conhecida como a capital da fé piauiense. Foto: Paulo Barros. Viva o Piauí.
A tradicional Procissão do Fogaréu na Cidade de Oeiras acontece amanhã, quinta-feira, 17 de abril, mantendo uma tradição centenária. O evento religioso, que já ocorre há quase dois séculos, lembra a perseguição dos soldados romanos a Cristo. Milhares de homens, com lamparinas acesas, caminham por 2km pelo cortejo, manifestando devoção e fé.
A procissão inicia por volta das 21h, ao som de matracas, nas proximidades da catedral de Nossa Senhora da Vitória, pelas principais ruas do Centro Histórico da Cidade, que fica a 280km de Teresina. A iluminação pública dos postes é apagada ficando acessas apenas as tochas carregadas pela multidão, que retornam a catedral cerca de uma hora depois, onde acontece a benção final.
Segundo Dom Juarez, arcebispo de Teresina, “ O Piauí é o estado mais católico do país, com mais de 85% da população professando sua fé católica. Esta por sua vez se manifesta nas festa religiosas, como a semana santa”. A cidade de Oeiras é conhecida como a capital da fé piauiense.
Foto: Paulo Barros. Viva o Piauí.